Mercado Público de Porto Alegre e o Chalé da Praça XV

A cada visita que faço à Porto Alegre eu preciso dar uma passada no Mercado Público. Gosto de dar uma olhada nas verduras e legumes, mesmo que não os compre; gosto de sentir o cheiro do café do Mercado, mesmo que esteja abarrotado de gente e não dê pra levar um pouco de café moído na hora pra o espresso do fim de tarde; gosto de olhar as novidades da famosa Banca 43 e de levar um charque de traseiro já picado pro carreteiro do fim de semana, vindo lá de Bagé. E, claro, não dá pra voltar pra casa sem antes passar na Japesca e comer aquele temaki de haddock que poucos lugares o fazem.

Mercado Público: de verduras à café gourmet
Mercado Público: de verduras à café gourmet

O Mercado de Porto Alegre, sem sombra de dúvidas, é um excelente ponto turístico, seja pra comprar alguns produtos coloniais, especiarias, erva-mate pro chimarrão, lembranças da cidade ou até mesmo pra almoçar ou tomar um bom café.

Chalé da Praça XV
Chalé da Praça XV

Por falar em almoçar, na minha última visita ao Mercado escolhi um restaurante muito simpático. O Chalé da Praça XV foi inaugurado em 22 de novembro  de 1885, onde funcionava um quiosque para venda de sorvetes. Foi reformado várias vezes, inclusive na década de 70 sobreviveu a um incêndio e é tombado como Patrimônio Histórico Municipal da capital dos gaúchos. Ano passado ele foi reaberto e hoje funciona um restaurante para almoço e um lugar para happy hour bastante famoso do Centro Histórico de Porto Alegre.

Ambiente
Ambiente

O Chalé é muito aconchegante. Apesar do calor hostil que a cidade costuma proporcionar aos seus habitantes nesta época do ano, sua construção com um pé direito bem alto e vidraças laterais fizeram com que ficássemos à vontade para almoçar. O restaurante conta, ainda, com espaços externos e um lounge para a cervejinha no final do expediente.

O atendimento é bastante rápido e funcional. Poderia ser um pouco mais gentil, uma preocupação maior em anotar e explicar os pedidos, fui tratado com um pouco de rispidez mas nada que estragasse a refeição naquele momento.

Cardápio
Cardápio

Além dos pratos comuns do menu e das sugestões do Chef, o restaurante ainda oferece duas modalidades que me chamaram a atenção: um menu degustação composto por salada de cogumelos, risotto com salmão e alho poró e uma cheesecake servidos à francesa; e o prato típico do dia. Fui neste.

No dia da visita o prato típico era um encrecôte grelhado, acompanhado de arroz branco, palitos de polenta fritos, salada de rúcula com bacon e farofa.

Entrecot, salada de rúcula com bacon, polenta frita, arroz branco e farofa
Entrecot, salada de rúcula com bacon, polenta frita, arroz branco e farofa

Gostei bastante do prato que pedi, a carne estava no ponto, o arroz do jeito que eu gosto, bem sequinho e temperado, salada muito saborosa (com bacon tudo fica saboroso!) e a polenta bem crocante por fora e macia por dentro.

Achei o preço um pouco salgado. Este prato, bem servido mas nada extraordinário em se tratando de quantidade, custou com bebida algo em torno de R$36 incluindo um refrigerante. Talvez isso explique o fato de estar quase vazio no dia. Há opções mais em conta, começando em R$28.

Um ponto positivo do lugar: abre todos os dias, das onze horas da manhã até as onze e meia da noite. Ou seja, bateu a vontade de comer a comida deles ou tomar uma ceva com a galera, não tem fim de semana ou feriado, estará aberto.

Vale a visita pelo local ser bacana, um ponto de encontro de amigos e estar em frente ao Mercado Público.

Chalé da Praça XV

  • Endereço: Praça XV de Novembro, S/N. Porto Alegre
  • Telefone: (51) 3225-2667
  • Horário: de segunda à domingo, das 11h às 23h.
  • Aceita cartões: sim

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *