Polenta com Shitake e Queijo de Cabra

Inverno pede gordura. Não é só cultural ou emocional, é biológico. Para manter o corpo aquecido nosso corpo gasta mais calorias e, por consequência, temos mais fome ou precisamos de mais sustância na comida.

É na estação mais fria do ano, então, que consumimos mais o tão na moda comfort food, que nada mais é que uma refeição rica em calorias, nutrientes ou ambos, de consistência geralmente mole (um creme, sopa etc.) e que pode ter ainda um apelo sentimental ou nostálgico lembrando a sua cultura ou alguma pessoa específica (como a sua avó, por exemplo, ícone da gastronomia familiar onde a matriarca cozinha tradicionalmente).

Polenta com Shitake e Queijo de Cabra

Polenta com Shitake e Queijo de Cabra

Procurando algo nestes moldes tomado por um sentimento de saudade da minha avó que vez por outra cozinhava uma polenta e querendo me aquecer numa noite fria de julho onde o minuano assobiava nas frinchas da janela, resolvi preparar esta Polenta com Shitake e Queijo de Cabra.

Antes de mais nada, um mea culpa: você vai notar a consistência do shitake nas fotos, eu usei o queijo errado. A receita dizia queijo de cabra, era o queijo comum do caprino e eu acabei usando um Pecorino Romano, um queijo mais duro e salgado (sorry, não entendo as qualidades do queijo).

Ingredientes

  • 300g de fubá de milho
  • 1 litro de leite integral
  • 100g de queijo de cabra
  • 200g de shitake
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Sal e pimenta a gosto

Como fazer

Polenta

Fazendo a polenta. Mexa sempre.

Fazendo a polenta. Mexa sempre.

Pra fazer a polenta você vai colocar numa panela grande o leite e deixar aquecendo. Quando começar a esquentar você vai colocando aos poucos a farinha de milho, fubá. Caso não tenha uma peneira — ou como eu nasceu com apenas duas mãos — encha uma mão de farinha e fá liberando aos poucos deixando escorrer entre os dedos (pra não empelotar). Nesse processo comece a mexer o conteúdo da panela sem parar. É nesse momento também que você tempera com sal e pimenta a seu gosto.

Fazendo a polenta 2

Fazendo a polenta 2

Quando a polenta endurecer, se faltar líquido para deixá-la cremosa (e vai faltar), você já deve ter diluído num copo de água um 1 tablete de caldo de carne para misturar. Repita o processo, agora sem caldo, logicamente, até que você consiga o ponto cremoso da polenta.

OBS: esse processo leva em torno de 20 minutos.

Shitake e queijo de cabra

Fritando o shitake e misturando o queijo

Fritando o shitake e misturando o queijo

Numa frigideira quente, derreta a manteiga e acrescente o shitake. Tempere com sal e pimenta caso você goste. Deixe fritando até ele dourar. Depois junte o queijo bem picado. Ele vai derreter e formar um tipo de pasta junto com os cogumelos. Está pronto. Sirva o shitake em cima da polenta e seja feliz!

Que tal?

Compartilhe no Facebook

Tags: , , , ,

Autor:Daniel Becher

Catarinense de nascimento, gaúcho de coração. Aprendiz de churrasqueiro e entusiasta das culinárias regionais.

Subscribe

Assine os feeds, receba por e-mail e nos acompanhe no Twitter e Facebook!

One Response to “Polenta com Shitake e Queijo de Cabra”

  1. 23 de julho de 2012 at 12:22 pm #

    HUmmmm…gostei!

    Faço uma polenta com molho de linquicinha e mussarela… intercalo na montagem que também é dos deuses!

    Aline

Faça um comentário