O dia 20 de setembro é uma data especial para os gaúchos. Isso porque no ano de 1835 na Ponte do Azenha (hoje o cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. Azenha, em Porto Alegre) um grupo de farrapos emboscaram e venceram os imperiais, na batalha que marcou o início da Revolução Farroupilha, na tomada da capital.
Este post é dedicado à memória daqueles que lutaram pelo seu ideal libertário e que por 9 anos constituíram uma república livre do império que ora os oprimia, com bandeira, hino e constituição próprias.
Também em homenagem a esta data o Media Luna Boutique de Doces Argentinos, lugar que já fizemos review experimentando o carro-chefe da casa, teve como um dos pratos da semana o Arroz de Carreteiro. O Media Luna colocou recentemente no seu menu uma espécie de almoço executivo com couvert, salada e prato principal, o que eles chamam tematicamente de Almuerzo, incorporando, como todos os elementos da casa, o espírito de Buenos Aires. E ao som de lindos tangos e decoração sempre peculiar argentina é que estivemos experimentando este almoço ali na Dr. Timóteo, rua simpática do bairro Moinhos de Vento.
O almoço começou com os Palitos de Queso e um duo de molhos, um tártaro e outro de mostarda, muito bem preparados. Confesso que poderia ter almoçado só aqueles palitos, estavam muito saborosos e macios.
Na sequência recebemos uma salada gaúcha, que nada mais é que um mix de folhas com pedaços de tomate, ovos cozidos, cebolas e fatias de pepino. Um azeite e um vinagre balsâmico de excelente qualidade para deixá-la apetitosa.
E o Arroz de Carreteiro? Bah! Não há outra interjeição que exprima um legítimo arroz de carreteiro empratado e bem apresentado. Uma iguaria tão comum mas cheia de segredos para deixá-la mais saborosa, ainda mais quando apresentada desta forma. Repito: bah! Um rico dum prato!
O Carreteiro, como deve ser, coberto com salsinha e ovo picado bem no estilão da campanha, onde se encontram os remanescentes das carretas, índios da guampa torta que sustentam essa forma rude e tão bonita de transporte.
Este é um Pappardele ao Pesto, que experimentei e também aprovei.
Este trio composto por couvert, salada e prato custaram nada mais que R$19,70. Um preço bastante em conta, levando em consideração a qualidade, sabor e quantidade da comida.
E já que lá estávamos não poderíamos deixar passar a oportunidade de aproveitar um dos doces já característicos do lugar. Engatei a sobremesa com uma bomba de chocolate recheada com ganache também de chocolate.
Outra sobremesa muito interessante é este mil folhas do mais puro e argentiníssimo dulce de leche. A bomba estava uma delícia, mas esse mil folhas me deixou cair os butiá dos borso, como se diz aqui.
No fim das contas o almoço custou, com sobremesa e cafezinho na saída, pouco menos de 40 pilas por pessoa.
Se você quiser aproveitar o carreteiro que citei aqui, tem até sexta-feira para fazê-lo. Isso porque o Media Luna tem um cardápio com 5 pratos diferentes a cada semana.
Media Luna Boutique de Doces Argentinos
- Endereço: Rua Dr. Timóteo, 890. Moinhos de Vento, Porto Alegre.
- Telefone: (51) 3264-0942
- Horário: de segunda à sábado das 8h às 20h. Aos domingos, das 15h30 às 20h.
- Aceita cartões: sim
- Wifi: sim