Alemã/ Café/ Review

Fluss Haus: legítimo café colonial alemão

Calibre bem os pneus. Cheque o freio. Encha o tanque de combustível. Apertem os cintos. Prepare a família. A aventura será grande!

Chegar ao Fluss Haus requer muita paciência, pois boa parte do trajeto é feito sobre uma estreita estrada de chão batido, muitas curvas e morros, mas com uma bela paisagem. Muito se engana quem pensa que todas as rodovias do estado são asfaltadas. Se você estiver indo pra lá, não se assuste. Vá cedo e volte cedo.

Dado os recados de sobrevivência, falemos da “Casa do Rio”, tradução literal para Fluss Haus.

FLUSS_HAUS_19

Como o nome já diz, o terreno é cortado por um rio. Nele, muito peixes tornam a espera por uma mesa uma diversão à parte.

FLUSS_HAUS_05

Rodas d’água, que já tocaram uma serraria, deixam a propriedade da família Feuser ainda mais encantadora.

FLUSS_HAUS_02

A sensação de calmaria e tranquilidade reinam por ali, por mais que haja grande movimentação de pessoas. Além de ser muito bem planejado e decorado, o lugar conta ainda com um mini zoo, sendo possível passear e ter contato com muitos bichos.

FLUSS_HAUS_21 FLUSS_HAUS_20

Como o fluxo de pessoas é grande aos domingos, o que sugere que a visita seja feita com antecedência ou previamente agendada, a casa disponibiliza uma sala de espera, a Bier Garten, onde é possível apreciar chopes e outras bebidas de maneira digna e confortável.

FLUSS_HAUS_01

E após esperar 1 hora, entramos no sagrado recinto. O lugar é amplo e acomoda muitas pessoas. As extensas mesas do buffet ocupam boa parte do espaço.

Tivemos receio de não consegui pegar o almoço a tempo, pois encerram o serviço às 15hs e após esse horário permanece somente o café colonial.

O almoço é típico alemão. Vai desde spatzle até joelho de porco assado. Do chucrute ao marreco. Do salsichão ao churrasco de carne bovina. Do gemuse à galinha ensopada. São muitas opções e a ida ao buffet é constante para poder provar um pouco de cada.

FLUSS_HAUS_10 FLUSS_HAUS_09 FLUSS_HAUS_07 FLUSS_HAUS_06

Todos os pratos à base de batata são incríveis, sejam elas gratinadas ou com couve. O repolho roxo e o chucrute são bons. O purê de maçã é absurdamente delicioso. O joelho de porco, além de suculento, é macio e saboroso. O restante era bom, nada excepcional.

Mas são nos doces que a porca torce o rabo. São incontáveis as opções.

FLUSS_HAUS_11 FLUSS_HAUS_16 FLUSS_HAUS_15 FLUSS_HAUS_14 FLUSS_HAUS_13 FLUSS_HAUS_12

Algumas opções de doces eu não conhecia, outros são clássicos que encontramos facilmente por aqui. Mas a sensação de poder ter todas aquelas iguarias a qualquer momento – e na quantidade que quiser – é indescritível. Por sermos esganadinhos, exageramos no almoço a ponto de não sobrar muito espaço para os doces. Mas encaramos alguns.

FLUSS_HAUS_17

O destaque fica para a torta alemã e o strudel de maçã. Por mais que a matemática, química e a física mostrem o contrário, elas são leves de modo que não pesem no estômago.

Para quem é fanático por doce, que não é meu caso, vai se esbaldar e passar mal com tantas alternativas. Há algumas opções de sobremesas diet, por mais que isso possa parecer absurdo.

Como não poderia deixar de ser, o café, suco e água (via bombona) é livre.

Vale lembrar de uma dica muito importante: não testem seus limites, dependendo do seu ponto de partida, a viagem é longa e não há vida, civilização, posto Ipiranga ou hotel que possa lhe prover banheiro, apenas a natureza.

Pagamos os R$ 35,00 por pessoa e fizemos escala ali mesmo na propriedade, na loja de doces.

FLUSS_HAUS_03

Foi a partir dela que todo o sonho da Fluss Haus começou.

Já que na agricultura a família vivia num momento difícil, foi na produção de doces que encontraram a alternativa para o sustento. A venda de biscoitos e pães era feita de casa em casa e, a partir dali, com o aperfeiçoamento do trabalho a casa da família deu espaço à loja.

FLUSS_HAUS_18 FLUSS_HAUS_04

Ali é possível encontrar desde os biscoitos mais simples à roupa de Fritz. De salame à cachaça. Um empório repleto de guloseimas e caprichos.

Por óbvio, levamos algumas guloseimas para comer no carro. Afinal, a viagem seria longa.

Agende sua visita, faça uma reserva e desfrute deste incrível passeio.

Fluss Haus

  • Endereço: Estrada Geral Vargem do Cedro, S/N – Vargem do Cedro, São Martinho – SC.
  • Telefone: (48) 3053.4698
  • Estacionamento: sim
  • Aceita cartões: sim
  • Reservas: sim

You Might Also Like

2 Comentários

  • Responder
    Vera Mendes
    19 de maio de 2015 at 5:00 am

    Já agendei ! Da próxima vez que for para aí,o Fluss Haus não escapa! Baita dica!
    Abraço!

  • Responder
    Silvania
    21 de julho de 2016 at 11:07 am

    Sou, do RJ, e estive no RS , e pela primeira vez provei alguns dos biscoitos da Fluss Haus, que produto MARAVILHOSO!!!!
    Sem palavras ,para expressar só quem conhece o Chapeú do Bispo sabe o que estou falando ,rsrs.
    Gostaria de dar os parabéns pelo trabalho que vcs desenvolvem e saber como faço para receber essas delícias em casa, para consumo próprio.

  • Comente