Italiana/ Review

Il Pepe Nero, a Itália é aqui

A gastronomia, assim como a música, transborda sensações e aguçam nosso imaginário. A partir delas, podemos fazer longas viagens em nosso imaginário e “pousar” em lugares jamais conhecidos. Você pode ir à Argentina ao som de um tango à Gardel ou ir à New Orleans ao som de B.B. King.

Essa comparação se dá ao fato de que em nossa ida ao “Il Pepe Nero”, um restaurante à italiana em plena Florianópolis, nos fez entrar num portal direto para a Itália.

A casa funciona há 5 anos no bairro Estreito, em Florianópolis. Confesso que durante todo esse tempo passei pela frente do restaurante e nunca havia notado sua existência. Para os amantes de ambientes mais discretos, esse é o lugar.

WP_002584 A especialidade da casa são as massas, que são feitas artesanalmente pelo proprietário, o italianíssimo Alessio. Lá você pode levar massas para fazer em casa, juntamente com a facilidade do molho pronto.

WP_002564 WP_002563O ambiente é bem restrito, há poucas mesas. Se você quer muito ir lá, é melhor ligar com antecedência para saber se tem mesas disponíveis, ou garantir uma e solicitar reserva.

WP_002561Mas como já citei no início do post, aqui você se sente um italiano. Não apenas pela decoração e estilo pelo lugar, mas também pela música que orquestra o ambiente.

WP_002572Assim que chegamos, fomos muito bem recepcionados e acomodados pela competente garçonete. Por uma falha geral de memória não pude lembrar de seu nome, mas não se preocupe, ela é a única pessoa que vai te recepcionar.
Quando nos trouxe o cardápio, fez questão de lembrar a especialidade da casa, como é seu funcionamento e nos indicou pratos de acordo com nossos restritos paladares.

WP_002562 De entrada, temos apenas a opção da Piadina, que é feito com uma massa simples (você pode pensar que é de crepe, mas não pense isso) e que poderá contar com inúmeras opções de recheio. Lembre-se: você ir ao Pepe e não comer uma piadina é como ir à Paris e… você sabe.

WP_002556Pedimos uma piadina de calabresa. Como ela tem aproximadamente 30 centímetros de diâmetro, pedimos para que dividissem em duas porções.

WP_002571 A massa é leve e saborosa, só tome cuidado com o recheio, pois ele poderá ficar “pesado”. Como o nosso era de calabresa, a massa absorveu um pouco da gordura. Mas isso não é problema, pois estava delicioso.

Aqui vale a dica: faça seu pedido de uma única vez. Toda a comida é preparada pelo chef e ele comanda a cozinha sozinho. Seu prato principal pode levar, aproximadamente, 45 minutos para ficar pronto. Aproveite o momento e o clima.

WP_002568No cardápio, pode-se notar a preocupação do estabelecimento com possíveis dúvidas dos clientes, para isso, os diferentes tipos de massas aparecem ilustradas no cardápio a fim de facilitar a decisão. Há massas simples e recheadas (porções únicas) e depois você faz apenas o acréscimo do molho que desejar.

WP_002560 Fui de Spaghetti ao molho Bolognese e Samantha foi de Spaghetti ao molho Panna e Ovos (bacon defumado ovos, parmesão e creme de leite).

WP_002558 WP_002557Eu não consigo mensurar minha satisfação e surpresa de sempre descobrir diferentes sabores. A cada visita um sabor diferente. Esse é o grande desafio da “descoberta”, é não ficar preso e restrito a um determinado sabor. Nem todo molho bolonhesa é igual, nem todo pesto é igual, nem todo churrasco é igual. Por favor, não se prenda nisso.

WP_002581 A sensação de comer uma massa feita por mão de italiano é única. Pedi à bolonhesa por ser “tradicional e convencional” e mais do que simplesmente ser surpreendido pelo sabor é ficar frustrado em não poder comer mais. A porção é generosa, e já não bastasse isso, precisei dar umas garfadas no outro prato.

WP_002576 O cheiro defumado do bacon é incrível, vem antes mesmo de você trazê-lo à boca. Mas lá vai mais uma dica: se você está de dieta, fuja do bacon. Vem bastante!

Por fim, mesmo que gostaríamos, não tínhamos espaço para nos deliciar com sobremesas e para um café. A cordialidade do atendimento, a qualidade da comida e o encantamento com o ambiente nos fazem querer voltar lá mais vezes. A conta nos deixou R$ 90,00 (aproximadamente) mais pobres, porém, com o buchinho cheio (XAVIER, 2013). E feliz.

E por falar nisso, feliz 2014! Que seu ano seja maravilhoso e saboroso!

Il Pepe Nero

  • Endereço: Rua Santos Saraiva, 185, Estreito, Florianópolis – SC.
  • Telefone: (48) 3206.9096
  • Estacionamento: Sim
  • Aceita cartões: Sim

You Might Also Like

5 Comentários

  • Responder
    Elaine
    14 de janeiro de 2014 at 1:37 pm

    Sem palavras para descrever o sabor dessa massa. Acompanho o blog sempre e de todas as indicações que experimentei a Il Pepe Nero me surpreendeu. Que delícia de atendimento, de ambiente e de comida! Obrigada pela dica! 😉

    • Responder
      Everton Veber
      14 de janeiro de 2014 at 2:38 pm

      Olá, Elaine.
      Fico feliz em saber que você se surpreendeu com o local. O lugar é único.

      E obrigado por nos acompanhar! 😉

  • Responder
    Sandra
    20 de março de 2014 at 3:53 pm

    Restaurante Italiano maravilhoso, as massas são simplesmente inesquecíveis! Muito boa dica.

  • Responder
    Joabe
    12 de agosto de 2014 at 11:21 am

    Estávamos de férias em Floripa eu e minha esposa. Nos deparamos com este restaurante maravilhoso. Atendimento 10, Pratos 10… perfeito.

    Momentos de puro prazer gastronômico.

    Abraços.

  • Responder
    sandro
    26 de outubro de 2014 at 3:47 pm

    Descobri o Pepe Nero por acaso, pois moro aqui proximo… Realmente uma daquelas belas surpresas que não se tem todos os dias… Lugar único, acolhedor e comida legitimamente italiana. Vale a pena!

  • Comente