Doces/ Review

Monte Pelmo, o sorvete italiano de Floripa

Antes de mais nada: oi, tudo bem? Quanto tempo, não? Feliz 2013 a todos e que possamos nos encontrar mais vezes por aqui.

Pois bem, estamos iniciando um novo ano e o verão está aí. Para quem mora numa região turística, a cidade vive lotada de turistas (sério Cap. Obvious?), os restaurantes exploram mais ainda nossos bolsos e assim se vai.
Mas eis que nessa época do ano temos a grata presença de estabelecimentos como a Monte Pelmo.

monte-pelmo-externa

A Monte Pelmo é uma sorveteria que produz um dos melhores (dito por muitos como O melhor) sorvetes artesanais de Santa Catarina. E ela só funciona em alta temporada de verão.  E certamente você pegará filas enormes e talvez terá dificuldades em encontrar mesas para sentar. Mas como é clima de praia, parte da clientela nem liga para isso.

monte-pelmo-frente

A Monte Pelmo deve ter uma cartilha à italiana de como se fazer um verdadeiro gelato, pois, na primeira colherada você sente a diferença do sorvete ali oferecido para os habituais que você já havia provado.

O sorvete, assim como o chocolate, aqui no Brasil sofre mudanças muito significativas em seu sabor. Desde pequeno, somos acostumados com aquele sabor de leite, ou algo extremamente gordo, com sabores muito artificiais. Algumas empresas até tentam mascarar alguns picolés com pseudos pedaços de frutas. Bom, só tentam.

Na Monte Pelmo você poderá se perder em meio a tantos sabores. São mais de 50. Isso mesmo. Vai do mais tradicional ao mais exótico, como o de limão com manjericão.

monte-pelmo-interna

Lá você não se serve, você tem o auxílio de algum dos educados atendentes, que podem tirar alguma dúvida sobre algum sabor que você nunca ouviu falar.

Os primeiros sabores que você tem contato são os de frutas. Todos os tipos de fruta você vai encontrar ali. Desde maracujá até butiá. E, meu amigo, como é bom poder provar um sorvete de manga, melancia, maracujá e sentir o VERDADEIRO sabor da fruta.  Esses são feitos à base de água.

monte-pelmo-buffet-sorvetes2

Depois você poderá encontrar algumas misturas clássicas como flocos, chocomenta e até chocolate com pimenta. Esses são feitos à base de leite. Pura cremosidade.

monte-pelmo-buffet-sorvetes

Obviamente você tem a opção de colocar calda quente de chocolate em seu sorvete, e só. Sem muitas firulas, pra não conflitar com o sabor do sorvete.

Ah, e o preço? R$ 30,00 kg.

monte-pelmo-pesagem

A bem da verdade é que você fica com vontade de provar TODOS os sabores. Você até pode fazer isso, mas vai precisar ir lá várias vezes. Mas já vou avisando: você não vai conseguir provar mais de 7 sabores, ou 7 generosas bolas.

monte-pelmo-sorvetes

E foi o que eu fiz, voltei lá pela segunda vez, provei diferentes sabores e não vejo a hora de voltar lá pra provar os outros que ficaram pra trás.

Sorveteria Italiana Monte Pelmo

  • Endereço: Rua Brisamar, 360. Ingleses. Florianópolis.
  • Horário: de 5ª a domingo das 12hs às 21hs. Na 6ª e sábado até às 22hs.
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: não

You Might Also Like

5 Comentários

  • Responder
    Daiana Ferreira
    8 de janeiro de 2013 at 11:55 am

    Oi Everton! Acompanho o blog há um tempo mas nunca tinha comentado aqui.

    Sempre ouvi falar muito bem da Monte Pelmo e li na Veja Comer & Beber SC que poderia encontrar seus sorvetes na Creperia Ruscello, que fica no Córrego Grande.

    Fui até lá e a decepção foi imensa… Arrisco dizer que foi o pior sorvete que tomei em toda minha vida! Haviam pouquíssimos sabores e nos potes onde ainda era possível encontrar um pouco de sorvete (a Ruscello funciona como buffet), o sorvete estava aguado e mal conservado. E o mais revoltante: pagamos R$ 49,90 por kilo!

    Acredito que o problema seja mais da Ruscello que não soube conservar o produto e cobra uma porcentagem absurda sobre o produto que revende. Ainda pretendo ir até a Monte Pelmo para provar seu sorvete de verdade e reverter a má impressão que tive.

    Na minha opinião, por enquanto, o melhor sorvete artesanal de Santa Catarina é feito pela Gelateria do Max. Você conhece?

    • Responder
      Everton Veber
      8 de janeiro de 2013 at 12:04 pm

      Olá, Daiana.

      Não conheço a Creperia e nem a Gelateria.
      Mas acredito que o melhor a se fazer agora, é você ir na Monte Pelmo e provar lá. Talvez mude um pouco sua percepção.

      Boa sorte 😉

  • Responder
    Carolina Timm
    9 de janeiro de 2013 at 11:54 am

    O que dizer da Monte Pelmo, sou FÃ!
    Já estive lá mais de 10 vezes e digo com certeza que é o MELHOR sorvete de Floripa!
    Os sorvetes tem a qualidade digna de um puro gelato italiano 😉
    Ótimo atendimento e simpatia, coisa difícil de se ver por aqui.
    Beijo!

  • Responder
    Ramila
    11 de janeiro de 2013 at 3:38 pm

    Tenho a sorte de morar pertinho da sorveteria e vou lá quase todos os dias… Mas não tem jeito, o meu preferido é o de iogurte com mirtilo, esse é o melhor, prova esse dá próxima vez, tá? abraços

  • Responder
    Anna Guimarães
    18 de janeiro de 2013 at 5:34 am

    Poxa, realmente é a melhor sorveteria da cidade – e bizarramente, a com o melhor preço.
    Apenas duas observações:
    Ela não funciona apenas em alta temporada do verão não, temos ido até lá desde setembro e ela só fecha no alto inverno (julho-agosto). A diferença é que nos meses fora de temporada ela funciona apenas aos finais de semana.
    E com relação às filas, é só buscar horários alternativos depois que o pessoal vai embora das praias, sempre vamos para lá por volta das 20h, 21h, e é bem tranquilo de movimento!

    Vale a pena os quase 40km.

  • Comente