TOP 5 onde tomar boas cervejas em Florianópolis, por Gastrobirra

TOP 5 onde tomar boas cervejas em Florianópolis, por Gastrobirra

Janeiro, calor infernal e a melhor coisa que se pode fazer para se refrescar é pular na água – para quem esta de férias – ou pedir aquela cerveja depois do expediente. Como por estas bandas a cerveja ainda esteja ligada a dias quentes, a convite dos amigos do Comideria linkei alguns dos melhores botecos para tomar boas cervejas – nada de cerveja sem graça trincando, somente boas cervejas – e petiscar excelentes iguarias.

Para um legitimo boteco, aquele que serve as iguarias das mais diversas como torresmo, carne de onça, moela de tainha – iguaria que se encontrava em diversos botecos e restaurantes tradicionais da cidade e que por requinte acabou desaparecendo dos cardápios – , que se come dependendo da vontade do cozinheiro e tem a ilustre presença de intelectuais, pseudo intelectuais e bon vivant o Gato Mamado é uma boa opção.

gato-mamado-bebidas

Localizado no centro de Florianópolis, jorra das torneiras deste pequeno e descontraido boteco, chopes da catarinense Schornstein e da paranaense Insana. Boas cervejas em garrafa também estão disponíveis na casa. Além disso, bons drinks – os melhores da cidade – são servidos. O serviço as vezes é demorado, é desorganizado, mas quem se preocupa, quando o que importa é relaxar e beber boas cervejas?

Saindo do centrão da cidade, vamos um dos pontos mais visitadas de Floripa. Situado uma quadra da bela Beira-Mar Norte, a Cervejaria Original é a opção certa para quem procura um bom jantar e ter a possibilidade de acompanha-lo com boas cervejas. Depois de uma grande reformulação na casa, a casa que antes servia somente cervejas do grupo Ambev, hoje tem uma carta de mais de 200 rótulos, dois chopes produzidos especialmente para casa – um da catarinense Badênia de Santo Amaro da Imperatriz e a paranaense Insana – e um dos mais ligados à cultura cervejeira. Além do serviço de jantar, a casa oferece petiscos e entradinhas para o happy hour.

fish-and-chips

Indo em direção a uma das regiões mais badaladas da Ilha, a Lagoa da Conceição abriga duas casas que merecem destaque, tanto para comida, quando para deliciosas opções de cervejas. Um deles, um velho conhecido da cidade é o Pub Inglês Black Swan. O local éaquele típico Pub, com jogos de futebol, rugby passando no telão, bom rock’n’roll nas caixas de som e aquele cheirinho de cerveja sempre no ar. A casa oferece 10 opções de chopes, entre eles os ingleses da Fuller´s, Old SpeclkedHen e, como não poderia faltar em um pub, o tradicional Guinness. Para comer, oferecem comidas tradicionais de pubs como Buffalo Wings , Hamburguer e Fish and Chips muito bem acompanhado de uma Fuller´s London Pride, um clássico da harmonização. A noite, shows de bandas locais agitam os bons bebedores. Para quem não quiser a muvaca da “baladinha” um espaço separado, com jardim, é oferecido aos clientes.

books-and-beers

Outro bar, recente e bem desconhecido dos turistas e ilhéus, é o Books and Beers. Um gastrobar – bar que se preocupa em servir porções diferenciadas, com técnicas da nova gastronomia e geralmente releituras de comida de boteco – com cardápio extenso, com mais de 100 tipos de cervejas, chope Stella Artois, além de whiskyies de diversos regiões, vinhos dos mais vários e bons drinks. Um ponto especial é para o local, com uma vista para querida Lagoa da Conceição e uma biblioteca com livros sobre cervejas, gastronomia, vinhos, whisky, entre outros. Comida excelente, com ponto alto para os mini hambúrgueres suculentos e saborosos, acompanhados de uma boa Pale Ale.

polvo-cerveja

E para aqueles que não estão com espirito de sentar em algum bar, escolher a cerveja que tomar, a comida e rezar para que o atendimento seja bom, a indicação – momento merchan – é o Gastrobirra. Para quem não conhece, o Gastrobirra é um “restaurante secreto”, chefiado por mim e que une as mais diversas culinárias e boas cervejas. Como estamos montando um novo espaço para receber os bons aventureiros da gastronomia, oferecemos atendimento em domicilio, com jantares harmonizados a boas cervejas. Os cardápios podem variar desde comida de boteco, hambúrguer e jantares com no mínimo quatro pratos, que serão acompanhados com cervejas que combinem com o cardápio escolhido. Todo o serviço é feito pela gente e deixamos sua cozinha limpinha, você só precisa sentar e se divertir com seus amigos. Os jantares podem ser feitos com no mínimo 4 pessoas. Para mais informações, entre no site.

Estes são algumas das opções que mais achei interessante para quem gosta de aproveitar as aventuras gastronômicas e conhecer novos sabores, gostos e sensações com boa cerveja e excelentes comidas. Espero que gostem e quem tiver outros lugares para indicar, deixe comentário – só não aceitamos reclamações que boteco não serve comida refinada, precisa ser pé sujo e servir cerveja sem graça bem gelada.

4 Replies to “TOP 5 onde tomar boas cervejas em Florianópolis, por Gastrobirra”

  1. Olá pessoal do Comideria. Convido vocês a visitarem o burgs! beer, burger and fun na Lagoa da Conceição. Lá terão oportunidades de degustar 90 cervejas de todo o mundo. A casa é a mais nova hamburgueria de Florianópolis e oferece lanches sofisticados a preço justo. Venha nos conhecer e aproveitar o ambiente despojado e descontraído na Lagoa.

    valeu, abraço!
    Marco Lucchesi.

  2. Concordo com o colega Ornella. Sou freqüentador assíduo do The Liffey Brew Pub. Conta com 12 bicas com os melhores chopps. Ponto fraco: a carta de cervejas poderia ser um pouco mais variada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *