Brasileira/ Review

Tortinha de carne, a “coxinha” australiana

Faz quase dois meses que estou aqui na Austrália.  Já é a segunda vez que venho pois minha irmã mora aqui há quatro anos e dessa vez,  além de visitá-la e aproveitar um pouco, vim conhecer meu sobrinho que nasceu em maio do ano passado.

Aqui nao existe coxinha, os australianos nem sabem o que é. Os salgados mais encontrados são rolinhos de massa folhada recheados com salsicha ou espinafre (o espinafre é bem utilizado em salgados por aqui) e a tradicional tortinha de carne (meat pie). Esta é considerada um ícone gastronômico, tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia.

Facilmente encontrada em qualquer lanchonete, confeitaria ou cafeteria, é o lanche mais comum por aqui.

Devido ao formato e aparência da massa, à primeira vista achei que não passasse de uma empada um pouco maior, mas depois que experimentei, vi que a coisa era totalmente diferente. A massa lembra algo entre pastelão e empanado, algumas versões são feitas com massa folhada, minha preferida.

As tortinhas possuem uma grande variedade de recheios e coberturas, mas o mais tradicional é o de carne em pedaços ao molho escuro bem encorpado. Para acompanhar, costuma-se usar “molho de tomate”, coloquei entre aspas pois, para mim, não passa de ketchup.

Tortinha de carne com cobertura de purê de batata e bacon

Alguns lugares servem a pot pie, uma versão mais sofisticada. Esta abaixo, de formato retangular, é servida em um pub irlandês e seu recheio de carne é feito com molho de cerveja Guiness, muito boa!

Que os australianos não me ouçam, mas não considero essa tortinha a oitava maravilha do mundo.  Ao meu gosto pessoal, ela serve mais como um “pau pra toda obra”.  Nada como a boa e velha coxinha! 🙂

You Might Also Like

1 Comentário

  • Responder
    Everton Veber
    6 de janeiro de 2012 at 12:50 pm

    Dá uma dica pra eles, pra deixar à “moda brasileira”, pede pra colocar Catupiry 😛

    Verdade, isso não passa de uma empada com o plus do bacon. Mas tem uma cara boa.

    Eu nunca entendo o milho cozido nesses pratos…

    Australia só me lembra aquelas costelinhas. Oh, milord…

  • Comente