O Brasil é um país predominantemente católico. Há quem já discorde disso e com o franchising de igrejas evangélicas crescendo nação afora esse panorama tem mudado um pouco. Entretanto o povo católico também contabiliza os famosos não-praticantes, aqueles que acreditam no cristianismo apostólico romano mas batem um tamborzinho de vez em quando, tomam um passe, ou acreditam numa energia com uma vibe de muita paz, amor e harmonia. Algo como cristais e folhas de arruda, não sei explicar muito bem.
Fato é que somando quem realmente acredita ou quem apenas segue as tradições e gosta dos feriados, ainda somos um pais nada laico e com uma influência forte do vaticano. E além de não permitirem o aborto, o uso de camisinha, o amor entre padres e madres, também não permite-se a ingestão de carne vermelha ou de aves na quaresma inteira (aquele período entre a orgia e o celibato) — ou só na sexta-feira santa e as outras da quaresma, para os menos rídigos (ouvi dizer que se comer a carne e pedir perdão depois dá pra fazer respawn e ganhar mais um life na religião).

Ok, já vi que vou pro inferno, então pelo menos compartilho aqui com vocês 70 receitas saborosas de frutos do mar para a semana santa (ou para a quaresma inteira que ainda não terminou).
Peixes – água salgada
- Linguado cozido recheado com cogumelos
- Abrótea ao forno
- Fish and Chips
- File de peixe a doré com molho de camarão
- Peixe ao gengibre e maracujá
- Tainha Frita
- Sardinha na panela de pressão
- Sardinha ao forno com batata, cebola e tomate
- Filé de Robalo com azeite extra virgem
- Cação ao molho vermelho
Peixes – água doce
- Tilápia assada com queijo parmersão
- Filé de Tilápia Recheado
- Filé de Tilápia com ervas ao forno
- Pintado à moda baiana
- Carpa assada ao molho nobre
- Pintado ao requeijão cremoso
- Tucunaré a pantaneira
- Tucunaré no saco
- Bobó de Pintado
Camarões
- Arroz com camarão
- Camarões empanados
- Risoto de Camarão do Mais Você
- Receita de camarão ao alho e óleo
- Camarões gigantes flambados
- Camarões fritos com cerveja
- Risoto de Camarão ao creme de queijos
- Camarão na Moranga
- Pastel de camarão
Lula
- Lula à Milanesa
- Lula a Provençal
- Risoto de Lula em anéis
- Lula a dorê
- Lula ensopada
- Lula recheada
- Cozido de Nabo com Lula
Polvo
- Arroz de Polvo do Edu Guedes
- Polvo na brasa
- Salada de Polvo do Oliver Anquier
- Polvo à vinagrete
- Polvo com arroz de leite de côco
Mariscos
Ostras
- Ostras gratinadas de Floripa
- Ostras com molhos variados
- Moqueca de ostra
- Ostras à Rockefeller
- Tartar de ostra e batatas bravas
Berbigão
Siri
Caranguejo
- Caranguejo paraense
- Caranguejo com creme de leite
- Arroz de caranguejo
- Caranguejo carioca
- Caranguejo com pirão