Os meus últimos posts tendem a ser muito positivos. Isso porque num combo de acertos visitei alguns restaurantes que me garantiram alguns sorrisos. Alguma coisa em relação a expectativa e a surpresa. Restaurantes que não escolhi por indicação e que me frustraram depois, mas que eu escolhi por pura e simples necessidade, de passagem pelos seus bairros, parando e comendo. Prova disso é a qualidade das fotos, onde é nítido que todas foram tiradas por um smartphone, ou seja, nem preparado pra fazer o review eu fui.
Na semana passada estive no The Blackswan Pub, um pub no melhor estilo inglês que serve alguns petiscos, várias marcas de cervejas e tem uma variada programação musical todas as noites. Do Jazz, Flamenco, MPB até o Rock, o Blackswan já é rota dentro do roteiro noturno da região da Lagoa da Conceição, parte insular de Florianópolis.
O que não sabia (shame on me) é que o pub também tinha almoço executivo. Acompanhado do amigo e Chef Guilherme Schwinn, e por sugestão dele, fomos almoçar lá.
Mais uma vez me impressionei com o quesito preço/qualidade. Não deveria, cobrar honestamente pela comida, ainda mais num dos bairros mais movimentados e bonitos de uma cidade turística, deveria ser pratica habitual dos restaurantes. Explorar o turismo e não o turista é um lema que aos poucos deve ser comum em Florianópolis. E digo isso não porque acho que deveríamos resumir uma visita a um restaurante pelo preço, mas porque me impressionei com isso e me chamou atenção logo de início. Este almoço que você vai ver agora do The Blackswan Pub me custou módicos R$14,90.
Cada dia o Blackswan tem um cardápio diferente com opções de entradas — geralmente saladas e sopas, quatro opções de prato principal e uma sobremesa. Neste dia, as opções eram Cubos de carne servido com risoto lombardino, Peito de Frango à Parmegiana com arroz e fritas, Confrio com manteiga de alcaparras servido com arroz e ervilhas e Penne ao sugo com abobrinha sautê. De sobremesa fruta da época ou Torta de Banana.
Comecei com um Gaspacho, um prato tipicamente ibérico e que eu ainda não conhecia. O que foi servido é mais comum no sul da Espanha, onde todos os ingredientes são triturados e é servido em forma de creme, diferentemente do feito à moda portuguesa, onde os legumes são apenas picados. E é uma delícia, diga-se de passagem, esta sopa fria com base de tomate.
No prato principal fiquei muito tentado a escolher o Congrio, mas as recentes orgias gastronômicas com sushi me deixaram um pouco esgotado de peixe, então escolhi um Frango à Parmegiana. Também estava muito bom. O prato é bem servido e muito bem feito. O frango estava num ponto agradável, quente, com molho temperado na medida certa etc. O arroz do jeito que eu gosto, bem soltinho e temperado com alho.
Pra finalizar, uma torta de banana como sobremesa. E essa merece destaque não só pela delícia que é, mas pela apresentação do prato. E aí temos outro ponto que eu achei interessante e que já comentei no primeiro parágrafo: comer bem por um preço atrativo já é bom, mas a nota 10 que eu dou pro almoço do The Blackswan se concretiza quando além da qualidade, temos uma apresentação muito bem feita. Não só a tortinha de banana, mas todos os pratos são decorados, bem montados, bonitos e já come-se com os olhos.
Além disso o atendimento é bom, rápido, e o serviço é ágil.
O ambiente é climatizado e como todo bom pub tem vários televisores ligados em canais de TV especializados em esporte, cada um passando um jogo/partida de uma modalidade diferente: futebol, rubgy, tênis, automobilismo etc.
No almoço você pode degustar a cerveja da casa, vários rótulos importados e outra grande gama de bebidas.
Mais um lugar que recomendo a visita!
The Blackswan Pub
- Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 592. Lagoa da Conceição, Florianópolis.
- Telefone: (48) 3234-5682
- Aceita cartões: sim
- Estacionamento: não
- Wifi: sim
- Site