Café/ Review

TOP 10 melhores lugares de Floripa pra você tomar um café

Existem muitos cafés em Florianópolis. Quando comecei a listar as lojas onde se poderia beber um bom espresso eu fiquei surpreso, tanto que nas últimas semanas comecei a consultar os amigos e recorri à fanpage pedindo indicações de lugares que poderia visitar, pra ver se conseguia dar uma filtrada nos resultados.

Fiz uma lista que se chamará os 10 melhores cafés de Floripa. Ela não leva em conta os atributos da bebida em si como a torrefação, a moagem dos grãos, a forma que ele é tirado etc. Eu não tenho paladar o suficiente pra entender da acidez, corpo, sabor e aroma de um bom café. O espresso eu dividi em três grupos: ruim, médio e bom. Os que se encaixaram em ruim e médio saíram da lista, ficaram os que agradaram o paladar de alguém não especializado na bebida. Por outro lado, o que quero dizer com “TOP 10 melhores Cafés de Floripa”, é que levei em consideração desde o atendimento do Café até a qualidade da cadeira em que sentei, passando pelos doces e salgados que acompanharam uma possível refeição ou a decoração da casa. Desta forma peço que não me cobrem um conhecimento que eu não tenho e sinta-se à vontade para publicar aqui um post com as melhores bebidas de café, caso tenha esse discernimento.

Dito isso, depois de dois meses de andanças, tomando cafés e comendo quitutes, cheguei a esta lista dos melhores 10 cafés de Floripa.

1. Café Kiwi

Café Kiwi

Café Kiwi

Eu já havia experimentado o almoço do Café Kiwi há algumas semanas e tinha ficado encantado com a casa. O Café Kiwi é um pequeno bistrô quase escondido no centro de Florianópolis e encanta quem passa na Rua Padre Miguelinho. É pequeno, aconchegante e tem uma vitrine de doces e cupcakes capaz de hiptonizar os transeuntes. Experimentei o espresso com uma fatia da tão comentada torta de pistaches. Simplesmente divino. O atendimento é excelente e recomendo tomarem o café nas mesas externas, no calçadão, vendo a vida passar.

  • Rua Pe. Miguelinho, 83. Centro.
  • Telefone: (48) 3224-0155
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 8:30h às 19h.
  • Aceita cartões

2. Café Cultura

Café Cultura

Café Cultura

Tomar um café na Lagoa da Conceição numa tarde qualquer é uma obrigação imputada ao manezinho. Tanto os nascidos aqui quanto aos aquerenciados de outras bandas que encontram no pedaço mais democrático da Ilha uma outra opção interessante. O Café Cultura é também uma espécie de bistrô onde se pode aproveitar uma sopinha no inverno, uma saladinha no verão e sempre tem um café muito saboroso pra quem chega. Foi unanimidade na minha pesquisa para este post e, feita a visita, veio a confirmação. O ambiente é bastante agradável, o atendimento é muito simpático e gentil, que explica não só o funcionamento da casa como te auxilia na escolha do seu café.

  • Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 669 loja 3. Lagoa da Conceição.
  • Telefone: (48) 3334-0483
  • Horário: diariamente das 9h às 0:30h, inclusive feriados.
  • Aceita cartões, tem Wifi.

3. Confeitaria Vó Guilhermina

Confeitaria Vó Guilhermina

Confeitaria Vó Guilhermina

A Confeitaria Vó Guilhermina é o único representante do continente florianopolitano nesta lista, e felizmente figura como medalha de bronze neste post; por um triz os meus conterrâneos não precisam passar a ponte pra experimentar um café bacana. Como o próprio nome já diz, a Vó Guilhermina oferece além de alguns salgados muito saborosos, tortas e doces de fazer aumentar a glicose só de ver. Duvido que você consiga olhar para os balcões desta pequena casa no bairro de Coqueiros por menos de 5 minutos. Com o café espresso, bem apresentado e servido, bem quente e saboroso, experimentei a torta de morangos com chocolate recheada com leite condensado. Uma boa fatia não custa menos que 10 reais, mas talvez a torta mais cara que comi nestas experiências, mas vale cada garfada. E prepare-se pra comer morangos. Muitos morangos.

  • Endereço: Av. Max de Souza, 1236. Coqueiros.
  • Telefone: (48) 3248-1540
  • Horário: de terça-feira à sábado das 12h às 20h. Domingos e feriados das 14h às 20h.
  • Aceita cartões, tem estacionamento.

4. Café François

Café François

Café François

A sua loja principal fica na Rod. SC 401, no Corporate Park, mas minha visita foi na loja do Centro ao lado do Beiramar Shopping. É uma loja menor, com uma bancada e cadeiras para se tomar um café rápido, mas não tão aconchegante e charmoso que sua matriz o Café François, uma boulangerie e patisserie, oferece brioches, croissants, pães dos mais diversos feitios e de sabor incrível, no melhor estilo francês, além de um café muito bem preparado e apresentado. Os doces que figuram na vitrine praticamente agarram o cliente ao passar nas imediações da Beiramar e há que se ter muita força pra resistir e não entrar pra tomar nem que seja um espresso.

  • Endereço: Rua Germano Wendhausen, 190. Agronômica.
  • Telefone: (48) 3333-9995
  • Horário: diariamente das 10h às 20h, inclusive feriados.
  • Aceita cartões

5. Pérolhas da Ilha Café

Pérolas da Ilha Café

Pérolas da Ilha Café

Este é o mais florianopolitano de todos os cafés. O Pérolhas da Ilha é todo construído no estilo açoariano, desde as mesas, todas elas diferentes uma das outras, feitas de madeira boa e rústica, até a decoração nas paredes com peças açorianas de décadas passadas: tudo lembra Florianópolis. É dividido em pequenos espaços, ideal pra quem quer um local aconchegante e gosta de privacidade e exclusividade. Conta também com espaço literário e artístico com autores florianopolitanos. A cozinha também é baseada na cultura ilhoa e é possível sentir os sabores e temperos das nossas avós. Eu experimentei o café espresso e dispensa apresentações: também muito saboroso e bem servido, com dois amanteigados, como manda o figurino.

  • Endereço: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 443. Pantanal.
  • Telefone: (48) 3225-6620
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 11h às 22h. Sábados das 11h às 21h.
  • Aceita cartões, tem wifi e tem estacionamento.

6. Imperatriz Gourmet Cafeteria

Cafeteria Imperatriz Gourmet

Cafeteria Imperatriz Gourmet

Dizem os especialistas que ir ao supermercado com fome não é uma boa idéia, faz você gastar com supérfluos e lhe dá pouca objetividade nas compras. Se você estiver no Imperatriz Gourmet não tem este problema. Além de um café espresso delicioso você pode experimentar uma das gostosuras, doces e salgados feitos por eles mesmos na sua cafeteria. O Imperatriz Gourmet é um supermercado dedicado a quem gosta da boa mesa e tudo o que envolve a gastronomia. A cafeteria não poderia ser diferente, além de boa comida e café, um balcão aconchegante pra você fazer uma pausa nas compras ou somente chegar lá pra um café.

  • Endereço: Rua Bocaiúva, 2468. Primeiro piso do Beiramar Shopping. Centro.
  • Telefone: (48) 3224-1822
  • Horário: diariamente das 8h às 23h.
  • Aceita cartões, tem estacionamento.

7. La Padá

La Padá

La Padá

Recentemente escrevi sobre o buffet de café da manhã do La Padá, um café e padaria no mesmo espaço, oferecendo os mais variados tipos de café, no melhor estilo italiano. Serve desde os cafés mais tradicionais, até cafés especiais quentes e gelados, alcoólicos e chás. Na mesa oferece doces e salgados muito bem preparados, almoço executivo e hambúrgueres. Ambiente aconchegante, com mesas muito simpáticas e convidativas, é um excelente pra passar alguns minutos batendo um papo e tomando um bom café.

  • Endereço: Av. Rio Branco, 597. Centro.
  • Telefone: (48) 3322-009
  • Horário: diariamente das 8h às 22h.
  • Aceita cartões, tem wifi e tem estacionamento.

8. Uai di Minas

Uai di Minas

Uai di Minas

De todos os lugares que visitei foi o único que não tomei café espresso. Mas achei que merecia as honras de figurar na lista dos dez melhores cafés de Florianópolis porque além de ser servido no melhor estilo mineiro, simpático e caseiro, o Uai di Minas é um lugar muito bacana. Você pode ver o que escrevemos sobre ele, e saber que depois da sua refeição ou mesmo naquela parada pra um café da tarde com bolos, pães, doces e salgados feitos por quem entende de comida, poderá tomar um delicoso cafezinho passado no coador, e é feito na sua frente, na própria mesa, por um garçom. Neste caso você não paga por uma xícara de café, mas tem café a vontade, uma garrafa fica na sua mesa para você servir o quanto lhe baste.

  • Endereço: Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1167. Rio Tavares.
  • Telefone: (48) 3334-0094
  • Aceita cartões e tem estacionamento.

9. Padoka

Padoka

Padoka

A Padoka é uma padaria numa esquina muito charmosa entre a Almirante Lamego e a Esteves Júnior, rua do famoso Colégio Catarinense. Além de vender pães dos mais variados tipos e funcionar como uma lanchonete, tem umas mesinhas disponíveis para saborear um café. Pode não parecer assim que você entra e vê aquele monte de produtos na loja, a cafeteira italiana não tem tanta evidência, mas o café é muito bom. Vale uma visita!

  • Endereço: Rua Almirante Lamego, 1480. Centro.
  • Telefone: (48) 3255-2795
  • Aceita cartões.

10. La Bohème

La Bohéme

La Bohème

Tomo o Capuccino do La Bohème vai fazer uns 10 anos, quase. Desde a época em que trabalhava no Trindade Shopping e aguardava ansiosamente as sextas-feiras pra tomar um pão de queijo com a melhor coxinha da cidade. A coxinha não é mais a mesma, talvez por força das terceirizações dos salgados que acontece aqui na cidade, onde quase todo café/lanchonete entrega sua cozinha pra outra empresa. Estive lá estes dias e deu vontade de jogar fora, mas o capuccino continua um dos melhores. Um café bem preparado, saboroso, com ingredientes na medida e sem firulas. O espresso também é bom.

  • Endereço: Rua Lauro Linhares, 2123. Trindade.
  • Telefone: (48) 3025-5059
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 8:30h às 20h. Sábados das 9h às 18h.
  • Aceita cartões.

Espero que tenham gostado da primeira lista com sugestão dos 10 melhores cafés de Floripa. Se você quiser indicar algum outro estabelecimento para uma próxima atualização desta lista, use os comentários!

You Might Also Like

71 Comentários

  • Responder
    Tatiana
    14 de agosto de 2012 at 10:12 am

    Oi, Becher! O Café Cultura tem deixado muuito a desejar. Atendimento não é bom e as coisas da cozinha é na sorte. Falta treinamento para os funcionários.

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de agosto de 2012 at 10:29 am

      Oi Tatiana! Estranho, foi o lugar que tive o melhor atendimento, e só não ganhou o primeiro lugar porque o Café Kiwi é muito mais simpático, tem uma proposta bem mais interessante e eu achei mais “fofo”. Mas, em quesito de atendimento, não só estrelaria nesta lista como grande favorito, mas de uma forma geral foi um dos melhores atendimentos que já tive nesta cidade (e pode-se contar nos dedos).

      Você tem ido no da Lagoa ou no do Centro?

      • Responder
        Cássio Gomes
        14 de agosto de 2012 at 11:00 am

        Quando estive em Florianópolis visitei apenas o Café Cultura (Centro e Lagoa). O atendimento foi ótimo em ambos, sendo que até tive um probleminha no Café da Lagoa mas foi resolvido de forma mais que amigável, o que garante que eu curta e indique o estabelecimento.

    • Responder
      Carlota
      7 de janeiro de 2015 at 9:56 am

      Concordo com vc…esse Café Cultura não me deixou a vontade…atendimento frio e ruim… e nada de novo para se comer…. Mas achei bem interessante esse café que o Daniel falou aí, na Padre Miguelinho… acho que é onde servia almoços não é?? vou verificar… gosto de coisas que se identifiquem com a ilha, e o bom atendimento pra mim é tudo…

      • Responder
        Daniel Becher
        7 de janeiro de 2015 at 10:22 am

        É sim, temos um review dele aqui no blog, digita o nome ali na caixinha de busca que você acha. Adoro o lugar!

  • Responder
    Michele M. Xavier
    14 de agosto de 2012 at 10:21 am

    Ah, que bom ver que o Kiwi ficou em primeiro lugar.
    Tenho certeza que muitos irão reclamar por ser um café que não abre aos finais de semana. Mas concordo com os proprietários que fechar e garantir qualidade de vida aos funcionários é muito melhor.
    Quanto ao Cultura, apesar da Tatiana acima ter questionado o atendimento, eu sempre fui muito bem atendida. Só é necessário ter mais paciência em dias e horários de casa cheia, pois impossível, então, não haver um pouco de correria pelos funcionários.
    Além disso, cabe diferenciar o Café Cultura do Centro do da Lagoa (eleito aqui), pois aquele é péssimo e eu sempre fui muito mal atendida.
    Parabéns pela iniciativa.

  • Responder
    Fernanda Scussel
    14 de agosto de 2012 at 12:49 pm

    Adorei o post e estou louca pra conhecer esse café Pérolas da Ilha, me encantei com a louça, que capricho!

    Quanto à medalha de bronze, adoro a Vó Guilhermina, é a melhor coxinha da cidade, vamos lá quase sempre, já que é muito perto de casa (péssimo isso, rs!), mas o atendimento deixa muito, mas muito a desejar, o que não é de hoje…

    Tem uma confeitaria que tens que conhecer, não sei se conheces, é o Akitutes, que fica no Abraao. Agora está em reforma, estão ampliando, mas é o melhor lugar para comer uma boa torta!!! Se tu gostou da de morangos da Vó Guilhermina, vais te apaixonar pela do Akitutes! Quanto eles inaugurarem, te aviso, vale um super post 🙂

    Beijos e parabéns!

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de agosto de 2012 at 2:06 pm

      Oi Fernanda, é ali do lado da igreja? Vou dar uma passada lá sim quando inagurarem, me avisa! 🙂

      • Responder
        Ian
        15 de agosto de 2012 at 5:16 pm

        As tortas da Akitutes são um caso a parte. Com certeza o local vai figurar no top 3 de um post sobre confeitarias aqui de Floripa (#ficaadica). Nos mudamos para o centro (morávamos em Coqueiros), mas sempre atravessamos a ponte para comprar as tortas e doces lá…

  • Responder
    Cida Sell
    14 de agosto de 2012 at 2:03 pm

    Adorei a dica! Já conheço alguns e nessa semana vou conferir o Pérola! Estranho não estar incluso o Café Paris! Da Rua Koesa, No Kobrassol, com certeza, o melhor! E o Café da Corte? Bem pomposo!

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de agosto de 2012 at 2:09 pm

      Oi Cida, o Café Paris o café até é bonzinho, mas o atendimento de lá é muito, muito sofrido. Todas as vezes que fui lá tive que pedir sempre mais de uma vez as coisas que eu queria, etc. O Café da Corte é muito bacana, ele provavelmente vai entrar na próxima atualização da lista, assim que eu tive tempo de ir lá fora dos dias de agito ou com música ao vivo. Abraço!

      • Responder
        Cida Sell
        14 de agosto de 2012 at 2:16 pm

        ok, Daniel! Adoro cafés! Ambiente e sabor de café! Existe um que amo em Bom Jardim da Serra, no Mirante, o nome já é um charme: Mensageiro da Montanha! http://mensageirodamontanhacafe.site.com.br/

        • Responder
          Daniel Becher
          13 de agosto de 2013 at 3:22 pm

          Oi Cida, irei lá assim que possível! Obrigado pela sugestão! 🙂

  • Responder
    Rosane Estevão
    14 de agosto de 2012 at 2:20 pm

    Oi Daniel:

    Recebi este post de amigas de Floripa..sou catarinense mas há mtos anos perambulando por São Paulo e agora Salvador.
    Final do ano 15 dias de férias e vou aproveitar para conhecer alguns dos cafés citados.
    Aproveito para citar a cafeteria de meu irmão (Rudmar) que fica em Laguna.
    Se vc pasar por lá, não deixe de conhecer.

    http://pt-br.facebook.com/LalisCafe?filter=3

    Abs soteropolitanos

    Rosane

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de agosto de 2012 at 2:36 pm

      Oi Rosane, bacana! Vou dar uma olhada sim quando estiver por lá! Obrigado pela visita! 🙂

  • Responder
    Ricardo Esteves
    14 de agosto de 2012 at 2:29 pm

    Becher, gostei da lista, não conheço os números 9 e 10 apenas!
    Mas em se tratando de café espresso, você deve visitar o Empório Sweet Home, próximo ao Hippo.
    Com grãos de qualidade verdadeiramente gourmet, um belo casal formado pela máquina La Marzocco e moedor Mahlkonig e um barista que é barista mesmo, e não balconista que sabe usar a máquina.

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de agosto de 2012 at 2:36 pm

      Oi Ricardo, estive ontem lá na loja ainda, mas a lista já estava fechada e também não fui pra provar o café, só acompanhando um amigo. Vou experimentar e talvez entre pra próxima lista 😉

  • Responder
    Salete
    14 de agosto de 2012 at 8:08 pm

    Ola, sou amante dos cafés, gostei da materia, porem, quero registrar que estive no La Pada. Infelizmente o café foi servido morno e atendimento péssimo. Sugiro incluir o Cafe do Lado, fica na Tenente Silveira. Ja o Continente tem um lugar que deve ser visitado: Cafe da Corte, localizado na Centro Historico de São Jose. Lugar e gastronomia de primeira.

    • Responder
      Daniel Becher
      15 de agosto de 2012 at 9:39 am

      Oi Salete, o Café da Corte provavelmente entrará na próxima lista. O lugar é muito bacana mesmo, sou fã deles. E vou dar uma olhada nesse Café do Lado. Obrigado pela sugestão e pela visita!

  • Responder
    Karol
    14 de agosto de 2012 at 8:35 pm

    AInda em Coqueiros, tem a Confeitaria Kraus. O atendimento é demoradinho, mas os salgados e doces sao divinos e tão fofinhos e quentinhos que parecem feitos pela vovó rss

    • Responder
      Daniel Becher
      15 de agosto de 2012 at 9:42 am

      Nunca fui lá, Karol, mas se o “atendimento é demoradinho” provavelmente não vai entrar na lista. Mas fiquei com vontade de experimentar mesmo assim 😛

  • Responder
    isadora
    14 de agosto de 2012 at 10:07 pm

    cada dica melhor do que a outra! curtii!!!

  • Responder
    Camila
    19 de agosto de 2012 at 5:43 pm

    Oie … sugiro conhecer tb o Berinjela … otima lista

  • Responder
    Dâmaris - Village Beauté
    23 de agosto de 2012 at 9:22 am

    Que surpresa boa conhecer seu blog! Gostei muito. Sou uma apaixonada por cafés, moro em Floripa e não conheço todos os 10 listados. Agora já tenho um roteiro turísitico ;). Essa viciada em cafés agradece. Estou seguindo.

    sucesso.

    • Responder
      Daniel Becher
      23 de agosto de 2012 at 9:26 am

      Oi Dâmaris, seja bem vinda. Aproveite os cafés! 🙂

  • Responder
    Andreia
    3 de setembro de 2012 at 9:53 am

    Oi , esqueceu da Confeitaria Kitutes em coqueiros, p/ mim a melhor de Floripa, sou uma grande degustadora de cafés, lá é fantástico!!!

    • Responder
      Carlota
      7 de janeiro de 2015 at 9:53 am

      Também curto muito cafés,mas essa Kitutes aí… não consigo gostar…… bem ruizinha na minha opinião.. as mesmas tortas de sempre… nada novo e aquela coxinha tamanho GG sem gosto….afff

      • Responder
        Daniel Becher
        7 de janeiro de 2015 at 10:22 am

        Sabes que eu também? Fui 2x lá, e nas 2x comi mal.

  • Responder
    Juliana
    9 de fevereiro de 2013 at 12:13 pm

    Deveria estar na lista o Café Bellas Artes e Sushi no Córrego

    • Responder
      Daniel Becher
      13 de agosto de 2013 at 3:20 pm

      Oi Andreia,

      na verdade não esqueci. Você quer dizer a Akitutes, que fica no Abraão, né? É que fiz a visita depois de publicar este post, numa próxima lista eles certamente entrarão sim! 🙂

  • Responder
    Robison
    28 de fevereiro de 2013 at 2:29 pm

    Olá Daniel, bom dia!!!

    Entrei em seu blog por acaso, mas o que me chamou atenção foi os top 10 cafés de floripa, Eu sou gerente em um show room na são jorge, 160 no centro de floripa, e gostaria de fazer-lhe um convite para nos visitar, pela sua postagem no topo, entendi que o que foi avaliado foi o conjunto da obra e não apenas o ESPRESSO, somos especialista em cafés especiais, e ministramos cursos de baristas, em nosso show room, você vai entender nossa paixão por cafés especiais e quem conhecer melhor essa maravilhosa bebida.

    Aguardamos sua visita.

    Abç

    • Responder
      Daniel Becher
      28 de fevereiro de 2013 at 2:42 pm

      Oi Robison!

      Exatamente, eu avaliei o conjunto da obra, tanto é que em nem todos os lugares eu experimentei o espresso. Eu já conheço a sua loja, a acho muito bonita inclusive! mas ainda não parei pra tomar um café, farei isso em breve! Obrigado pelo convite! 🙂

  • Responder
    Karina Roggia
    24 de julho de 2013 at 12:58 pm

    Se ainda não conhece, sugiro o The Family Coffee Shop, na Madre Benvenuta (fica do lado oposto da rua em frente ao Cine Burguer). É pequeno mas tem algo que nunca tinha experimentado em lugar nenhum: shot de expresso na xícara congelada. Uma dose ultraconcentrada e bem tirada de café em um gole só. Impressionante =)

    • Responder
      Daniel Becher
      13 de agosto de 2013 at 3:19 pm

      Eu já conheço, Karina. Fui lá duas vezes e fui muito mal atendido nas duas, motivo pelo qual não entraram neste post. Mas valeu pela dica! 😉

  • Responder
    luciano
    6 de agosto de 2013 at 4:01 pm

    Daniel, blz!
    A melhor coxinha de floripa ainda não conheço, mas a melhor de São José com certeza é a do supermercado Bistek do Continente Park Shopping – vale encarar o péssimo atendimento pra saborear uma bela e gostosa coxinha!!!
    abs

  • Responder
    Philipe
    13 de agosto de 2013 at 3:09 pm

    The family coffee shop no santa monica e uma origem no mercado sao jorge!! Experimente todos antes de falar quem eh melhor!!

    • Responder
      Daniel Becher
      13 de agosto de 2013 at 3:15 pm

      Oi Phillipe, não, eu não tenho condições de experimentar todos. E não, eu não estou dizendo quem é melhor, talvez lhe falte um pouco de interpretação de textos. Não tenho essa pretensão com o blog nem com este post. Só elenquei os cafés que mais gosto em Floripa. E, claro, o seu não está incluso, por motivos muito semelhantes a este comentário postado aqui no blog 😉

  • Responder
    Aline
    13 de agosto de 2013 at 3:40 pm

    Daniel,
    Conheço 7 dos teus 10 indicados, realmente todos ótimos…
    Belas dicas…
    Abraços…

    • Responder
      Daniel Becher
      13 de agosto de 2013 at 3:42 pm

      Que bom que gostasse dos indicados! 🙂 Aceita o convite pra tomar um café em algum deles? 🙂

  • Responder
    Aline
    13 de agosto de 2013 at 3:44 pm

    Com você, aceito qualquer hora!!! 😀

  • Responder
    Claudine
    27 de agosto de 2013 at 11:36 pm

    Oi Daniel,

    Conheces o 1 Café dentro do Shopping Casa e Design?

  • Responder
    José Tabacow
    15 de setembro de 2013 at 11:12 am

    Olá, Daniel.
    Muito boa e útil a matéria.
    Reforço a inclusão do Café das Artes e também do Berinjela. E sugiro o Padeiro de Sevilha, tanto o do Centro quanto o do Primavera Garden Center na SC-401.
    Abraços,
    José

    • Responder
      Daniel Becher
      16 de setembro de 2013 at 8:45 am

      Oi José. Boa a dica a do Padeiro. Sempre tentei ir lá mas nunca consigo estacionar ali perto. Agora no Primavera talvez seja mais fácil. Todo mundo indica lá, deve realmente ser muito bom! Obrigado pela visita e pelas dicas! Abraço!

  • Responder
    Eliane
    24 de novembro de 2013 at 10:07 am

    Adorei a dica, comecei a procurar por acaso, moro em Barreiros e aqui não tem muitas opções principalmente aos domingos, então comecei a procurar no google e cheguei a estas maravilhosas sugestões, valeu!

    • Responder
      Daniel Becher
      25 de novembro de 2013 at 9:32 am

      Oi Eliane! Verdade, também moro em Barreiros e toda vez que quero tomar um café no fim de semana, preciso sair do bairro, as vezes até de São José. Aqui perto tem a tal Casa das Cucas, próximo ao Energia/Espetinho de Ouro. Eles têm um café bom, também. Peça mesmo o “café passado”, o café espresso não é dos melhores. Abraço!

  • Responder
    Tiago
    19 de abril de 2014 at 1:28 am

    Vc tem que conhecer o café e bistrô dos assistas no canto da lagoa.. É um lugar super aconchegante, lindo e com uma vista da lagoa maravilhosa. O atendimento é excelente, os doces, tortas e salgados vc não encontra em outro lugar. Tudo exclusividade da casa e ja tem a 14 anos, agora ta com nova direção mas o lugar é delicioso e vale muito conhecer e o cardápio é bem gostoso que vai do café, do lanche e até o jantar com uma carta de vinhos bem gostosa!! Passá por lá que não vai se arrepender!

  • Responder
    Cleide Martins
    27 de junho de 2014 at 4:52 pm

    Sugiro conhecer a Padaria Pão e Sonhos que fica na R Fulvio Aducci ,989.Tudo muito bem feito,gostoso e gosto do atendimento

  • Responder
    22 de agosto de 2014 at 9:13 am

    Bom dia! Gostei muito do seu post! É sempre bom conhecer novos lugares na cidade. O Kiwi eu ainda não conheço, ainda existe? Vi que faz tempo que o post foi feito, né. Talvez fazer uma versão 2014 com outros mais novos para a gente conhecer também.
    Tem um café que eu adoro, o Bulebar. Achei que só tinha no aeroporto, mas encontrei ele na Cassol de campinas, e virei fã. Os cafés vem decorados com frases, muito fofas. O atendimento é sempre muito bom. Vale a pena conferir.

  • Responder
    leila
    11 de outubro de 2014 at 3:21 pm

    Olá, Boas dicas, mas com certeza há mais lugares no continente. Confeitaria Krauss é uma que com certeza deves ir conhecer em Coqueiros. Ficaria entre as 5 melhores. E outra que tbem é ótima mas poucos conhecem, é a confeitaria da Chef Shirley, em Campinas, São José. Aliás, a maioria dos cafés de Fpolis compram tortas da Chef Shirley e o melhor é conhecer o produto na fonte! A confeitaria Paris tbem é uma boa pedida no Kobrasol, São José.

    • Responder
      Carlota
      7 de janeiro de 2015 at 9:47 am

      Oi Leila… o Café Paris anda bem fraquinho ultimamente.. os salados são terriveis… e as tortas eles encomendam da Cláudia, terrivel também…. Agora a Cheff Shirley ealmente é boa…. Já a Kraus… os salgadinhos são deliciosos fritinhos na hora… mas as tortas não são lá grande coisa… o forte de doces deles são as cucas mesmo… Olha eu sinto falta mesmo… é daqueles doces da Padaria Brasilia… Eitaaaa… era bomba, folhado, sola, meu Deus… que doces….. onde será que anda a cozinheira da Brasilia hem…. hehe

  • Responder
    Arthur B.
    15 de novembro de 2014 at 12:10 pm

    Bah… gostei muito da lista. Parabéns e obrigado por compartilhar.
    A única posição que eu alteraria é a da confeitaria Vó Guilhermina. Fui lá por indicação deste e de outro site e me decepcionei. Preços caros, atendimento pouco amigável e ambiente ruim.
    Ah! A FairyLand (cupcakeria) e o Café da Praça, ambos em Sto. Antônio, merecem lugar de destaque na lista. Eu, meus amigos e minha família vamos lá sempre!!

    • Responder
      Luciano RicArdo junco
      5 de novembro de 2016 at 3:52 pm

      a onde tem na minha opinião uma padaria muito boa e no estreito tem cucas muito boas e baratas nunca provei nada igual e além de tudo abre domingo feriados o nome e requinte supere indico

      • Responder
        Camila
        9 de dezembro de 2016 at 7:01 pm

        Uma ótima padaria próximo ao colégio nossa s de Fátima na rua José Bonifácio 415.Uma variedade de doces,salgados e lanches maravilhosos,atendimento muito bom principalmente na parte da manhã.

  • Responder
    Carlota
    7 de janeiro de 2015 at 9:42 am

    Você tem razão … os salgados terceirizados são de matar.
    Sabe onde vc encontra a melhor coxinha da cidade? na Quibelandia…uauuu…massa de batata…muito boa… E onde vc encontra salgadinhos fritos daqueles bons, tipo o bom e velho ovo recheado… dá uma chegadinha lá na Lanchonete Lins.. no Estreito… bom e com preço prá lá de honesto… Agora… uma almondega que preste… tô pra ver… não existe mais em lugar nenhum. a melhor era a do bar lá dentro do Mercado… aquele que ficava na frente do Alvin… a almondega daquele tiozinho era a melhor, com tomate na massa…..mas… acabou-se… estamos fadados a nunca mais comer uma almondega boa de boteco

    • Responder
      Daniel Becher
      7 de janeiro de 2015 at 10:23 am

      Pra mim, a melhor coxinha da cidade fica em capoeiras, na Lanchonete Magia, que abre em horário comercial apenas. Não sei se ainda ali é Santos Saraiva ou Dib Cherem, mas é por ali, perto do trevo do Supermercado OK (Waldemar Ouriques). E ainda tem maionese verde pra acompanhar. Mas a Kibelandia é sim muito boa.

  • Responder
    Sergio
    16 de janeiro de 2015 at 1:51 pm

    Olá amigo… faltou citar a cafeteria da santa monica….the family coofeshop… esse é o melhor atualmente… e tinha aquela lá em canasvieiras… o santo grão… foi uma pena ter fechado….
    sem querer ofende-lo, mas pra dizer 10 melhores basta julgar o cafe. pq atendimento em florianopolis é muito relativo, nunca teve padrão…pão docinho torta isso é outra história.. cafeteria tem que vender é bom café.se o sujeito que te atende vai te lamber ou não isso é irrelevante, pq aqui em floripa tem muito lugar q te atende mal e vc volta….peço desculpa pq não quero ofender mas , não foi imparcial o seu ranking.

    • Responder
      Daniel Becher
      16 de janeiro de 2015 at 2:38 pm

      Oi Sergio,

      não precisa pedir desculpas, capaz! Você realmente tem razão: o post não é imparcial e não tenho a intenção de sê-lo. Temos que levar em consideração que o post foi feito por mim, pessoa física que compartilha suas experiências num blog, não tenho qualquer aspiração de ser crítico ou julgador das coisas. Então a lista se dá através do meu gosto e do que eu conhecia na época (é muito importante lembrar também que um post feito em 2012, há três anos atrás, e você está analisando com os olhos de 2015).

      E discordamos quando o lugar tem que ser pelo “café”. Não tem que ser nada, tem que ser o que eu penso, volto a dizer: é um site/blog onde eu compartilho as minhas experiências (e meus amigos também), não postulamos cargo de Guia oficial de nada. Apenas são compartilhamentos de NOSSAS experiências.

      Então fique tranquilo porque você não me ofendeu! Agradeço o seu comentário e espero que continue nos lendo e apontando seu ponto de vista nos demais posts! 🙂

      Abração!

  • Responder
    Luciana
    11 de fevereiro de 2015 at 2:02 pm

    Obrigada pelas dicas!! Vou experimentar alguns desses citados que ainda não conheço. Agora Confeitaria Krauss que algumas pessoas estão indicando o atendimento é péssimo, a senhora sei lá se é a dona foi muito mal educada, além de demorar para atender. Não recomendo!!

  • Responder
    Michel douglas
    25 de abril de 2015 at 9:15 am

    Olá, adoro saborear um bom café espresso, principalmente se for o da ‘Padoka’ acompanhado com um cookies recheado com brigadeiro, recomendo. Os padeiro de lá são muito bons, parabéns !

  • Responder
    CLAUDIO
    31 de julho de 2015 at 2:55 pm

    Tem que experimentar o Chef Shirley no Santa Mônica

  • Responder
    João
    21 de outubro de 2015 at 4:06 pm

    95% das cafeterias de Florianópolis não sabem preparar um espresso de qualidade, muitos baristas sequer sabem regular um moedor ou possui conhecimento do tempo de extração correto, cada detalhe faz uma diferença enorme no sabor. Tomem um verdadeiro café e nunca mais voltarão a esses lugares.

  • Responder
    Elisângela
    9 de janeiro de 2016 at 12:01 pm

    Oi João! Adoro café…quais nomes fazem parte dos 5% que você avalia como sendo local para se beber um bom espresso?
    Daniel Becher, muito massa suas dicas. Abraços.

  • Responder
    Camila
    18 de junho de 2016 at 2:55 pm

    Oi, sugiro o Berinjela Gourmet Sandwich, que fica localizado no bairro Trindade, o atendimento é bom, mas, o que mais o diferencia, são os sanduíches.

  • Responder
    Marco Aurélio Lopes
    6 de julho de 2016 at 11:02 am

    Olá, oque vocês acham da Lombardo Pão Italiano ali na beira mar?

  • Responder
    Cris
    28 de agosto de 2016 at 1:33 pm

    Coxinha boa em Florianópolis tá difícil.

  • Responder
    Elias
    5 de novembro de 2016 at 5:39 pm

    Uma boa pedida é a PANIFICADORA REQUINTES, no Estreito. Eles tem uma cuca maravilhosa, e o melhor abrem todos as dias, inclusive domingos e feriados. Vale a pena conferir.

  • Comente