Quando estacionei o carro na simpática Dr. Timóteo, rua do bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, não tinha outra expectativa senão tomar um rápido café da manhã no Media Luna. Mas as mesinhas na calçada de uma rua arborizada e cercada por bonitas construções que lembram bastante um bistrô francês, ainda que eu nunca tivesse visitado o velho mundo, essa convidativa entrada é quase como um ímã pra que fique ali o tempo suficiente de ter uma excelente experiência gastronômica.
E por falar nos franceses é deles o hábito de fazer o desjejum com croissant, que certamente você já deve ter experimentado. Croissant quer dizer crescente em francês fazendo uma analogia à fase da Lua, o que conhecemos por Meia Lua. E Media Luna nada mais é do que o jeito que os nossos vizinhos argentinos chamam esta iguaria que tem sua origem floreada através de algumas lendas envolvendo o continente africano e o século XVII, até sua primeira receita publicada no Larousse em 1938. Aliás, não é preciso dizer que a casa é administrada por argentinos, o que garante a procedência da qualidade em fazer não só estes saborosos pãezinhos como também os doces, tortas, alfajores e demais quitutes que te remetem à Buenos Aires.
A casa é muito bem decorada e aconchegante. Desde os quadros na parede com a temática de um tango até as mesas confortabilíssimas pra se degustar um bom café. O balcão de doces e salgados é uma TV em FullHD: você fica com os olhos vidrados e esquece do mundo lá fora. É salivante.
Um detalhe interessante são as tomadas posicionadas nas paredes laterais do café, como você na foto acima. Você pode carregar seu telefone ou computador portátil enquanto faz sua refeição e bate um papo, ou simplesmente utilizar a Internet e aproveitar o tempo que está lá dentro.
Eu não tive tanta dificuldade de escolher o pedido porque já havia escolhido que queria um salgado, e iria experimentar a Media Luna, o nome que ostenta o lugar. E escolhi o sanduíche Media Luna Salada Llena, que é um croissant recheado com quatro queijos (cream cheese, mussarela, parmesão e ricota). Não consigo escrever outra coisa senão um “vá lá e experimente também”. É, com certeza, um dos melhores salgados que já comi na vida. Com ele tomei um Espresso Doppio, um também delicioso café espresso duplo.
O atendimento segue a linha da perfeição da comida. Desde a entrega do cardápio até um bate-papo no final quando um dos proprietários, Abel Bluemankrantz, quando ele explicava sobre as redes sociais em que o Media Luna estava inserido e falava das promoções que rolavam por lá, sempre fomo muito bem tratados, como verdadeiros convidados, com muita gentileza e cortesia. A Media Luna é feita na hora, ou melhor, feita no dia, mas é recheada e transformada em sanduíche na hora. Mas não levou mais que 10 minutos pra tomarmos o nosso café da manhã.
A media luna recheada custou R$9,50 e o café espresso duplo R$3,50.
A casa conta ainda com mil folhas, tortas, alfajoros feitos diariamente e por eles mesmos, as media lunas sem recheio, caso prefira, pascualinas e uma gama de doces de dar inveja a qualquer patisserie. É possível receber isso em casa através do sistema de delivery.
Se você está em Porto Alegre e quer ter uma experiência gastronômica diferente, não deixe de visitá-los!
Media Luna Café
- Endereço: Rua Dr. Timóteo, 890. Moinhos de Vento, Porto Alegre.
- Telefone: (51) 3264-0942
- Horário: de segunda à sábado das 8h às 20h. Aos domingos, das 15h30 às 20h.
- Aceita cartões: sim
- Wifi: sim
hummmmmmmmm fiquei com muita vontade de provar! recheio quatro queijos é dos deuses!
Posso confessar que foi o melhor café da manhã que já tomei em algum lugar. Perfeito.
Recomendo muito, além do atendimento ser uma perfeição o lugar é agradabilíssimo.
Bjs!
Também achei, Sara 🙂 Obrigado pela parceria lá ;*****