Você já deve ter ouvido falar na linguiça Blumenau. Trata-se de uma linguiça feita de pura carne de pernil e paleta suína, levemente defumada, que mantém a receita trazida dos colonizadores alemães da cidade mais germânica do Brasil: Blumenau.
A marca mais conhecida e que fabrica o melhor produto é a IPOM. A tradicional linguiça Blumenau então tem a famosa etiqueta nas cores verde e amarelo e é exposta nos mercados aqui do Sul na já conhecida casinha com telhado de madeira, juntamente com outros embutidos produzidos pela supracitada empresa.
Estava com vontade de algo prático mas não queria perder em sabor, então misturei algumas coisas que estavam sobrando na geladeira e resultou nesta pizza de frigideira.
Ingredientes para 6 pizzas
- Uma “roda” de linguiça suína pura e defumada
- Molho de tomate (usei molho pronto)
- Massa pronta para pizza de frigideira (pct com 10 un.)
- Manjericão e orégano frescos
- 400g de peito de peru picado
- 400g de queijo mussarela em lascas
- Azeitonas picadas
- 1 cebola
- Azeite
Como fazer
A linguiça Blumenau tem uma característica: é difícil você tirar a pele. Então é mais fácil você tirar o miolo após cortá-la. Eu tive a paciência de tirar a primeira camada da pele pra preservar a casca que vem abaixo, que dá um sabor mais picante e forte ao prato.
Então pique a cebola e a linguiça e refogue com um pouco de azeite e reserve.
Numa frigideira grande e antiaderente, coloque umas gotas de azeite e passe um papel toalha pra tirar o espalhar bem e tirar o excesso. Não deixe óleo pra não fritar a massa, apenas pra não ter risco de grudar. Aqueça a frigideira em fogo baixo, o menor possível.
Coloque uma folha de massa, jogue o molho de tomate, o queijo, o orégano e deixe 1 minuto e meio até o queijo começar a derreter. Jogue o manjericão, o peito de peru, a linguiça e as azeitonas.
Deixe mais dois ou três minutos, use uma espátula para sentir quando a massa começa a ficar durinha e crocante.
Este processo nunca leva mais de 5 minutos, considerando uma boa frigideira e um fogão em perfeito estado de funcionamento. Então seja rápido e deixe todos os ingredientes à mão.
Rápido, fácil e saboroso!
Olá Daniel.
Ficamos lisonjeado com a sua postagem sobre a linguiça Blumenau.
Gostaria de parabenizá-lo pelo blog.
Se você permitir, gostaríamos de postar sua matéria em nosso site.
Aguardo retorno.
Olá Gabriela!
Eu que fiquei lisonjeado pela sua visita, como fã do seu produto, pela visita e comentário aqui. Pode postar a receita sim!
Abraço!