Japonesa/ Review

Sushi Bistrot Feng Shui: culinária japonesa com sabor e exclusividade

Há algum tempo atrás fiz uma lista dos 5 melhores sushis que havia experimentado em Florianópolis. De lá pra cá já conheci tanta coisa diferente em se tratando de gastronomia japonesa que se sobrar um restaurante daquela lista na próxima atualização é muito. Conversando com o Chef Renato Mazurek dia destes sobre restaurantes e sua proposta comercial, havia me comentado que a capital catarinense já conta com mais de 100 restaurantes com sushi. O que me deixou ligeiramente surpreso porque fazendo as contas dos que já visitei — e não considero poucos — acho que não passa de 30.

Sushi Bistrot Feng Shui

Sushi Bistrot Feng Shui

Um destes é o Sushi Bistrot Feng Shui, criado há três anos e mantido até hoje pelo Renato, que buscou sair do “lugar comum” dos restaurantes de sushi. Não só porque montou o seu bistrot num lugar reservado e quase intocado da Ilha de Santa Catarina, nos altos do morro que liga a Lagoa da Conceição às praias do leste, fugindo da “rota do sushi”, mas pelo cardápio, pelo atendimento e pelo ambiente diferenciado.

O Sushi Bistrot é um restaurante que não ostenta o espírito de bistrô só no nome. Assim que você entra na casa é recepcionado pelo próprio chef, e é auxiliado desde a acomodação até a escolha do prato. O ambiente é muito simpático e as mesas muito confortáveis. Por ser um espaço pequeno é muito aconchegante e não tem aquele barulho típico dos grandes salões das casas comuns. Você pode ficar ali uma ou duas horas degustando os pratos e quando olha o relógio se assusta com o tempo que não viu passar. É um bistrô por essência.

Sushis, sashimis e nigiris

Sushis, sashimis e nigiris

Hotsushi

Hotsushi

A comida encanta o paladar. Eles possuem algumas especialidades como o Nigiri de Ostra, algo que eu ainda não havia provado e nem sabia que existia, mas também garantem a qualidade nos sushis mais simples. O que caracteriza e marca a experiência em um restaurante com uma culinária tão diversificada não é somente a excentricidade do chef, que é também uma característica do Sushi Bistrot, mas fazer bem feito o simples. Um simples hossomaki de salmão ou atum, figurinha carimbada no mercado, é muito bem apresentado e servido.

Nigiri de Ostra

Nigiri de Ostra

Carpaccio de Salmão ao molho Feng Shui

Carpaccio de Salmão ao molho Feng Shui

Além dos pratos à la carte, você pode ainda experimentar o festival (que é uma espécie de rodízio no sistema “all you can eat” onde o nome é autoexplicativo) ou ainda o Omakase, que é o menu degustação composto por duas entradas, uma porção de sushi, uma de sashimi, um prato quente e sobremesa.

Aconchegante

Aconchegante

O atendimento do restaurante é muito eficiente e gentil. Os pedidos são atendidos com eficiência e, ainda que todos os sushis e demais pratos sejam preparados na hora, o que confere sabor e frescor aos alimentos que você consome, são entregues num tempo bastante interessante. Nas duas vezes que lá estive sempre fui muito bem atendido pelo pessoal que trabalha no salão e, como havia dito no início do post, o Renato sempre passa nas mesas conferindo se está tudo bem, confere se você tá satisfeito, se precisa de algo mais etc.

Sabor e variedades

Sabor e variedades

Outra grande surpesa é o preço. Pela exclusividade que você tem lá dentro e pelo jeito de trabalhar deles, espera-se que o preço seja um pouco mais alto que os demais. Ledo engano. O festival, por exemplo, onde você tem acesso livre a algumas entradas, sushis, sashimis e temakis custa módicos 50 reais para os homens, e 40 reais para as mulheres. O menu degustação, com os mesmos elementos mais pratos especiais não foge muito desse patamar.

Recomendo uma visita ao Sushi Bistrot. Faça uma reserva!

Sushi Bistrot Feng Shui

  • Endereço: Rod. Jornalista Manoel de Menezes, 454. Lagoa da Conceição, Florianópolis.
  • Telefone: (48) 3232-1286 (reservas e delivery)
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: sim
  • Wifi: não
  • Site / Twitter

 

You Might Also Like

7 Comentários

  • Responder
    isadora
    19 de julho de 2012 at 10:15 pm

    uau!!! preço bem em conta…aqui no rio, com esta qualidade tda observada pelas fotos e peixes frescos, o valor vai lá em cima…

    • Responder
      Daniel Becher
      19 de julho de 2012 at 10:21 pm

      É mesmo? Achei que aí fosse mais barato, assim como SP.

  • Responder
    Guilherme M. Napoli
    24 de setembro de 2012 at 9:04 am

    Estivemos no Sushi Bistrot no feriadão de 7 de setembro, eu e minha namorada. Degustamos o festival durante mais de uma hora, tranquilamente sentados a luz da lua e com a vista da lagoa. Fomos muito bem atendidos e pretendemos voltar em breve!!

  • Responder
    Leonardo
    28 de agosto de 2013 at 12:36 am

    Liguei para o Sushi Bistrô dia 28/08/2013 para ter maiores informações sobre o buffet e atendimento.

    O rapaz que me atendeu pelo telefone pareceu muito despreparado.

    1º) Não se identificou como do restaurante. Tive que perguntar se era do Sushi Bistrô.

    2º) Perguntei sobre o buffet e como funcionava a casa e o cara simplesmente já foi dizendo que não trabalha no sábado ao meio dia e foi recomendando um tal de Sushiyama, também da Lagoa, sem ao menos me dizer informações do restaurante, afinal, o meu interesse era saber quando e como eles atendem e não dicas de outros restaurantes que eles são amigos.

    3º) Disse calmamente que gostaria ao menos de saber como funcionava o rodízio, quanto que era e etc. O rapaz somente disse para eu olhar no site deles (não disse o endereço) e que ali tinha maiores informações.

    Meio que se sem entender perguntei: “ah, alí no site informa os valores? eu não to achando”
    Então ele falou: “não, valores não informamos pelo site”.
    Então perguntei quanto que era, e ele disse: “somente informamos por E-MAIL”.

    Achei de uma idiotice tremenda da parte do cara isso. Qual o problema de informar por telefone? Depois nem mandei e-mail nenhum, perdi a vontade até.

    • Responder
      Daniel Becher
      28 de agosto de 2013 at 9:08 am

      Pois é, Leonardo, que estranho. Sempre fui bem atendido lá, se bem que nunca liguei lá pra falar com eles. Talvez seja a tal sazonalidade de qualidade que os restaurantes daqui sofrem. Um dia fazem um espetáculo, no outro dia uma tragédia. Vai entender 🙁

  • Responder
    Marcel
    14 de fevereiro de 2014 at 8:41 pm

    Jah esta 59 feminino e 69 masculino. E menu desgustacao esta 69. Inflação Floripa.

    • Responder
      Daniel Becher
      14 de fevereiro de 2014 at 8:58 pm

      Tá barato, Marcel! Na grande maioria das cidades nem rodízios existem. Em Porto Alegre, por exemplo, não existe essa coisa de comer tudo a vontade por um preço fixo.

    Comente