Quando tive a idéia de conhecer o Sushi Roots da Barra da Lagoa fiquei em dúvida. Já havia conhecido a filial do Canto dos Araçás e achado um tanto quanto normal. Nem ruim nem extraordinário. Bom. Apenas bom. Mas como lembrei que alguns leitores indicaram a casa e fizeram questão de salientar que se referiam à unidade da Barra resolvi insistir.
A primeira visita foi frustrada. O local tem uma pegada bastante intimista, é um restaurante muito aconchegante e pequeno, então você precisa chegar cedo. Ou encarar alguns minutos aguardando vagar uma mesa. Mas insisti na visita, mesmo com sendo este o segundo sinal pra eu desistir da empreitada. A indicação de vocês vale mais do que qualquer imprevisto.
E me surpreendi.
Agradeço desde já pelas indicações porque eu me surpreendi positivamente e não falhei em insistir na visita da pequena estrutura anexa à uma marina que dá de frente pra Lagoa da Conceição, com uma vista e um pôr-do-sol de dar inveja a outros grandes da cidade. O lugar é perfeito, insisto em dizer aconchegante e muito bonito. A decoração faz um misto entre o surf e a cultura japonesa, pra nem perder a essência do lugar nem a dos frequentadores.
O Sushi Roots oferece tanto o sistema à lá carte quanto o de festival, no estilo all you can eat, onde os sushis, sashimis, temakis, hot rolls e pratos quentes são servidos a vontade.
Os trabalhos foram abertos com sushis e sashimis. Peixe branco, salmão, atum e polvo bem frescos e saborosos, bem cortados e servidos na medida me fizeram aprovar o sashimi. Os sushis, além do frescor do peixe, são feitos com arroz na quantidade certa e bem temperado. Cada sushi experimentado, seja um simples filadéldia ou até mesmo um dos especiais da casa, que é o Spice tuna, estava delicioso.
Como já é praxe, também experimentei um temaki. Uma das tendências em sistemas de consumo livres é que o temaki acabe pecando um pouco na qualidade, o que não aconteceu no Roots. Pelo contrário, a alga bem crocante e o recheio bem preparado garantiram a qualidade desta iguaria, digna das melhores temakerias da cidade.
Experimentei, ainda, um dos sushis preferidos aqui na cidade: o dyo. Ou joe, como alguns restaurantes chamam. Gostar de salmão e comer um dyo é como um bebedor de uísque pedindo um duplo. Além da fatia de salmão que faz as vezes da alga que reveste o bolinho de arroz, outro tanto do peixe cortado em pedaços bem pequenos e misturado à cebolinha nirá cobrem este quitute de forma mágica. O nigiri de camarão, que você vê na foto, também é altamente recomendado.
Fechei a degustação com sushis doces. Pedi um pouquinho de cada para conseguir experimentar todos. Destaque para o sushi doce de banana com leite condensado, frito. É basicamente um sushi de banana empanado e frito com leite condensado por cima. Parece simples, e por isso mesmo recomendo experimentá-lo.
O festival custou cerca de R$50, fechando a conta em pouco mais de R$60 incluindo as bebidas.
O atendimento é rápido e gentil. Durante toda a sua estada no restaurante você vê o movimento da cozinha, uma boa equipe de cozinheiros preparando os seus pedidos, e na linha de frente excelentes profissionais fazem tudo fluir de forma perfeita. Tudo veio conforme solicitado e num tempo bastante rápido, o suficiente (e não mais que isso) pra que fosse bem preparado.
Sem sombra de dúvida entrou pra lista dos preferidos, mesmo sendo necessário insistir pra comer por lá.
Sushi Roots
- Endereço: Beco dos Coroas, 41. Barra da Lagoa. Florianópolis.
- Telefone: (48) 3234-0833
- Horário: diariamente das 19h às 0h.
- Aceita cartões: sim
- Estacionamento: sim
Que bom q vc gostou, pq eu também gosto muito de lá.
Muito bom lá, Luiza! 🙂
Eu gosto também, mas o problema é a fila-de-sempre, por isso acabo indo no da Lagoa mesmo…
Pois é, tem que chegar cedo lá 🙂