Quem já deu uma olhada no DVD de um dos maiores churrasqueiros do Brasil, o Marcos Bassi, já sabe mais ou menos o que é um contra-filé. O contra-filé não é exatamente um corte, e sim uma parte do boi. Alguns chamam de lombo, um pedaço do traseiro que começa com a costela e termina na alcatra. O contra-filé representa cerca de 13% da carcaça bovina e é a maior parte da rês.
Dele saem cortes tradicionais como o bife de chorizo, entrecot, t-bone, bananinha, bisteca… certamente você já comeu contra-filé. E por ser uma carne tão presente no meu cardápio já não sabia mais como prepará-la, então resolvi colocar um molho.
Recentemente experimentei um molho de alho, o que também me remeteu ao alho poró, então resolvi misturar as duas coisas. E não é que deu certo? Vamos à receita.
Ingredientes
- 800g de contra-filé
- 1 alho poró
- 6 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 xícaras de leite
- Sal e pimenta à gosto
- Azeite de oliva
Como fazer
Para que o filé estivesse bem quente e fresco na hora de servir, comecei pelo molho que demora um pouquinho mais. A base dele é a típica do bechamel, o famoso molho branco.
Antes de mais nada você refoga o alho poró cortado em finas rodelas e o os dentes de alho triturados em uma colher de sopa de manteiga. Reserve.
Numa pequena panela derreta as duas colheres de manteiga sem sal. Feito isso acrescente a colher de farinha de trigo e com um fouet (fuê) vá misturando sem parar em fogo médio para baixo. Ele vai ficar com uma consistência sólida, não fique preocupado, é isso mesmo. Quando estiver bem misturado vá acrescentando aos poucos o leite, sempre mexendo com o fouet.
Quando começar a esquentar e ganhar aspecto de molho coloque a noz-moscada e tempere com sal a seu gosto.
Feito isso entre com o alho-poró e alho triturado que refogou antes, mexa bem para incorporar ao molho e corrija o sal novamente se necessário.
Agora vem a parte mais fácil: grelhar os filés. Numa frigideira estilo grill já quente coloque os bifes de contra-filé e tempere com sal e pimenta. Quando as laterais começarem a pegar cor, o que geralmente leva cerca de 3 minutos, vire a carne. Repita a operação e está pronto.
O molho é colocado em cima da carne, já no prato, e eu usei como acompanhamento os cogumelos Portobello recheados com queijos.
Que tal?
Créditos: As fotos foram capturadas e editadas por Sara Graciano.
Morro com as suas receitas!
Sou uma legítima fã de alho… quero muito experimentar!
Aline
Faça, Aline! Você vai gostar! 🙂
Excelente combinação do alho-poró com a carne, ficou espetacular!
:*
Que bom que gostou! :*
Adoro contra-filé, adoro alho, e o alho poró é o meu tempero queridinho do momento. Acho que não tem como esse prato ficar ruim! Babei.