No meio do freezer tinha uma peça de maminha. Tinha uma peça de maminha no meio do freezer. Esse fatídico corte proveniente da alcatra estava dando sopa na geladeira após um churrasco mal planejado e como nem tinha ido pro tempero e meu querido açougueiro havia embalado à vácuo pra mim, acabou ficando pra depois. E ontem foi o dia de usá-la, finalmente. É uma maminha de alcatra da raça angus, com uma gordura marmorizada bastante interessante e que conferiu muito sabor a carne.
A peça era muito linda e de primeiro momento parece desperdício colocá-la numa panela de pressão, mas carne assada todo dia também enjoa. A vantagem da panela de pressão é que, ao contrário do cozimento normal ela termina a cocção mais rapidamente sem perder tanto sabor. Vamos fazer a maminha na pressão?
Ingredientes
- Uma maminha de aproximadamente 1,3kg
- 400g de bacon
- 1 cebola grande
- 2 tomates grandes
- 6 dentes de alho
- 2 tabletes de caldo de carne, costela ou picanha
- 300ml de água
- Bouquet garni com as ervas de sua preferência (usei manjericão e alecrim)
- 3 colheres de óleo de girassol
- Sal e pimenta à gosto
O bouquet garni é o conjunto de ervas aromáticas que você utiliza para temperar um prato, dispostos em forma de bouquet (portanto são utilizadas ervas frescas) e amarradas com um elástico ou barbante.
Como fazer Maminha na Pressão
Antes de mais nada, corte a peça de maminha em grandes cubos, como melhor lhe aprouver. Quanto maiores ficarem os cubos um tempo de cozimento maior demandará. Depois disso tempere-os com sal e pimenta de acordo com o seu gosto, lembrando que teremos bacon que por si só já traz sal para a comida.
Com a panela de pressão quente coloque o óleo de girassol e frite os pedaços de carne. Enquanto elas começam a dar sinal de ficarem douradas, entre com o bacon cortado e pedaços grandes para que faça o mesmo. Depois junte a cebola cortada em cubos e os dentes de alho levemente amassados com a faca.
Quando estiverem bem refogados, polvilhe o tablete de caldo de carne, entre com o tomate e coloque um copo de 300ml de água. Coloque o bouquet garni no centro da panela de pressão e tampe. Evite colocar muita água para que o molho não fique muito ralo. O tomate, a cebola e a própria carne vão se responsabilizar na hora do cozimento pela quantidade de molho.
Quando a panela de pressão começar a chiar então você começa a contar 40 minutos até que fique pronto.
Eu servi a carne com talharim e utilizei o próprio molho da carne. Um queijo parmesão ralado na hora por cima dá um toque bastante interessante.
Eu comi e estava ótimo.
Obrigado, Mi! 🙂
Referenciou o Claude = 5 estrelas.
Não me convidou pra comer o prato = – 5 estrelas.
Eu consigo sentir o cheiro da carne fritando na panela de pressão.
Referenciei Claude? onde?
No link do bouquet garni 🙂
Foi ele quem inventou o bouquet garni? Bacana, não sabia.
Não, não foi ele que inventou…o bouquet garni é um clássico da cozinha francesa =)
Imagino que com cebola, seis dentes de alho, bacon e caldo de carne, o sal seja só um acerto mesmo. Os tomates vão no estilo “sem peles e sementes” ou inteiros, no peito e na raça?
Oi Marcos,
eu coloquei no peito e na raça, mas como é feito na pressão dá pra colocar os pelados mesmo, ou pegar o normal e tirar pele e semente 🙂