O bom de “ser” um blog é que você tem a interação com o leitor. Não que seja impossível colocar um sistema de comentários num site, mas o formato de portal nem sempre te permite essa troca de figurinhas de forma tão dinâmica quanto um blog consegue. Seja pelo quesito técnico ou pela aproximação inerente da própria ferramenta. E eu fico bastante contente quando não só indico lugares bacanas para se visitar, mas também recebo indicações de restaurantes ou lanchonetes que merecem uma experiência.

É o caso do Dedão Lanches, por exemplo, que passando pela frente seria um dos lugares em que dificilmente entraria. Mas depois de um comentário da nossa leitora Luísa acabou me despertando o interesse. E ontem procurando uma alternativa de xis estive lá pra conhecer.

A lanchonete fica na casa dos proprietários. A bem da verdade ela foi instalada num espaço na frente desta casa, o que seria a frente do terreno. Algumas das mesas são separadas das janelas da frente por uma mureta, junto com uma churrasqueira, uma TV e a geladeira de bebidas. A cozinha fica no lugar da garagem. E esse ambiente, apesar de bastante diferente e rústico, nos deixa bastante à vontade.

O atendimento é bom. De primeiro momento você sente uma frieza do que imaginei ser a mãe do cara que faz o xis, ela chega direto ao ponto perguntando o que você vai querer, sem frescura. Mas não ter frescuras é o sentido de todo o xis, não é mesmo? Xis tem dessas. Quando você estabelece uma relação de confiança com o lugar, vai sendo paparicado. E a nobre senhora se transforma numa avó bastante doce e preocupada, mandando produzir até mais maionese fresquinha para o lanche.
E por falar em maionese ela pode entrar no roll das melhores de Floripa. Como também é sabido a maionese é fator preponderante para julgar um xis bom ou ruim. Se eu entro num lugar e o cara me oferece aquelas industriais ou ainda por cima comete a heresia de me trazer aqueles sachês eu dificilmente volto lá. O xis está para a maionese assim como a salada está para o azeite.

E como toda boa primeira visita a um xis, sempre peço o bacon. Vai por mim: se o bacon do lugar não merece destaque nenhum outro lanche vai ser interessante. Nunca falha. E não falhou. O bacon era cortado bem pequeno, bem fritinho e tinha gosto. Não é daquelas mantas que tu compras que parecem não ter gosto de nada, aliás tudo ali parece ter uma produção bastante artesanal ou bem selecionado. O hamburguer é feito de carne. Pode parecer uma observação bastante óbvia mas nem todo ele é feito com uma liga boa de carne, vide os fast-foods. É caseiro a exemplo da maionese.

O xis é bem servido mas não é daqueles lajotas, e nem tem a intenção de sê-lo. E caso você esteja com um buraco negro no estômago, como eu estava, pode repetir sem sentir fortes pontadas no bolso. Isso porque um xis bacon custa módicos R$6,50. Isso mesmo, seis fucking reais e cinquenta reles centavos. Um xis burguer 5 redondos reais. A metade do preço praticado na sua concorrência.
A casa é simples, a comida é simples e você provavelmente vai adorar.
Dedão Lanches
- Endereço: Rua João Meirelles, s/n. Abraão, Florianópolis.
- Horário: diriamente das 19h às 0h.
- Pagamentos somente em dinheiro
Michele M. Xavier
Você nem falou da maravilhosa companhia de uma food hunter, hhahahaha.
Daniel Becher
Capaaazzz haha
Everton Veber
Será que vai ter Junk food no Sagrado Destempero? 😛
Everton Veber
Pé sujo, junk food, comida de rua… As pessoas conseguem viver felizes sem isso?
Daniel Becher
Veber, é uma espécie de Caolho só que comida de verdade. Mas o restante é bem parecido.
Aline – www.gastronomiaeoutrasfolias.blogspot.com
Oi… qual bairro?
Daniel Becher
Oi Aline, é no Abraão. Já estou editando ali, esqueci de colocar. Obrigado! 🙂
Luísa Oliveira
Fico feliz que tenha ido ao local e gostado. O lanche é realmente muito gostoso, né? E a maionese eu já imaginei que seria sucesso!!! Hahahaha
Essa interação blogueiro-leitores é realmente muito legal e interessante, faz tanto você quanto nós conhecermos locais que muitas vezes nem imaginávamos que existiam ou até mesmo entraríamos, como foi o caso do Dedão!
Daniel Becher
Muito boa a “manuese”! Valeu pela indicação! 😀
José luiz
Adoro comer na lanchonete DEDÃO e tudo de bom preço tudo que ele falou ai em cima eu assino em baixo..
Edson
Já fui lá e adorei, recomendei à vários amigos, e foi unanimidade por todos. E o local é bom pra comemorar com amigos, beber um cerveja realmente gelada, comida boa.
Vale muito a pena.
Kety
A comida também é uma delicia …
É de comer rezando !!!
Super recomendo .
Carol
Aqui em casa somos tds fãs do Dedão Lanches!!!! Recomendamos reforçando o comentário acima “Artesanal e td muito bem selecionado”.
MELINA
ESSE LANCHE É MUITO BOM, EU E MINHA FAMÍLIA ADORAMOS, JÁ INDIQUEI PARA VÁRIOS AMIGOS. A MAIONESE NEM SE FALA SÓ DE FALAR ME DEU AGUÁ NA BOCA. DELICIA.
Andrey Martins Lanhi
A última foto entupiu minhas veias só de olhar… GOSTEI ! Hehehe !
NEUSA
REALMENTE, A COMIDA O AMBIENTE FAMILIAR E O ATENDIMENTO É TUDO DE BOM !!!
PARABÉNS DEDÃO …..
Abelardo (GUGU)
Sou freqüentador assíduo, há mais de 10 anos. O lanche é o melhor da cidade, e a maionese é excelente!!!! O atendimento é ótimo, e adoro a tal vovó que você falou, que se chama dona Laci, é realmente um doce… Eu sempre vou com meu Amigo do peito Aderson, com sua família, minha esposa e filha, que adora a batata frita que o Dedão faz. Moro em Barreiros próximo ao Lado da Universidade Estácio de Sá e vou até o Abrãao para comer os seus lanches. Um forte Abraço
Abelardo Moraes Júnior
Vanessa
Com certeza é o melhor lanche da cidade. Vale a pena conferir!!!
Nina
Não vão falar do caolho? 🙁
hahahahha
Daniel Becher
Deuzolivre hahaha