O Fricassé de Frango da dona Tetê, minha excelentíssima mãe, é um comfort food pra mim. Me remete aos sentimentos mais ternos e puros, de quando ainda era piazote e ela fazia isso geralmente no almoço de domingo. No máximo era disputar um pedaço com as minhas primas, mas tranquilo.
A intenção do discípulo é sempre superar seu mestre. Mas mesmo na certeza de que não conseguiria fazer um fricassé igual ao da minha mãe, decidi fazê-lo ontem para o jantar lá na Bodega. Os convivas aprovaram. Aqui lido com pessoas do mais rigoroso crivo cujos paladares são tão afiados quanto às facas da nossa cutelaria.
Assim sendo, resolvi compartilhar a receita com vocês. Vamos aos fatos?
Ingredientes
- 1kg de peito de frango
- 300g de requeijão cremoso
- 200ml de creme de leite
- 1 lata de milho verde
- 1/2 vidro de azeitonas verdes
- 3 colheres das de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola branca grande
- 1 pacote pequeno de batata palha
- 30g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta à gosto
Como fazer o fricassê de frango
Coloque o peito de frango inteiro numa panela de pressão com um pouco de água. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Espere a pressão diminuir, abra a panela e retire os peitos de frango. Coloque num vasilhame e deixe esfriar. Com o frango morno e com ajuda de dois garfos desfie ele todo.
Numa outra panela coloque as três colheres de azeite e refogue o frango. Em seguida entre com a cebola, deixe-a ficar transparente. Mantendo sempre o fogo baixo, coloque o creme de leite e vá misturando bem no frango. Tempere com pimenta e sal a seu gosto. Deixe o creme de leite esquentar bem.
Agora é a vez do requeijão. Coloque os 300g ou 1 1/2 de requeijão cremoso e continue mexendo e incorporando no frango. Quando estiver bem quente você entra com a azeitona (de preferência já picada e sem caroço porque ninguém quer se machucar) e o milho verde. Deixe virar uma pasta homogênea e desligue a panela.
Num refratário coloque o frango com o molho. Cubra com batata palha e o queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos ou até o requeijão começar a borbulhar.
E tá pronto! Aqui eu servi com arroz branco que combina muito bem.
Estava bom demais. E não digo isso só para você se manter firme e forte na cozinha. Quer dizer, eu digo isso, sim, para você se manter firme e forte da cozinha, hahahahah.
hahahaha, obrigado, Mi! 🙂
“No máximo era disputar um pedaço com as minhas primas…”. Olha issoooo! Hahahaha. Não tem como não disputar, é tão tão delícia.
Fiquei com vontade.
🙂
hahahahaha, quando a gente escreve sobre a prima e acha que a prima nunca vai ler! 😛
tem alguma salada que posso servi com este prato e somente arroz branco????
Você pode servir com o que quiser, Ariane, mas imagino que uma salada verde com aceto balsâmico fique bacana 🙂