Estava programada para hoje uma receita de Arroz de Carreteiro. Eu havia anunciado no Twitter no sábado sobre a publicação deste pedaço de mal caminho da gastronomia gaúcha. Mas hoje é a “segunda-feira sem carne” e em solidariedade ao Tiago e os demais amigos participantes, a publicação do Carreteiro ficará para amanhã. Não, não é hipocrisia. Eu adoro carne, não vivo sem carne ainda, mas pela primeira vez alguém falou comigo sem proselitismos ou ataques por conta dos meus churrascos. Pelo contrário, colocou argumentos claros e limpos, verdadeiros e racionais e isso PRECISA ser incentivado e prestigiado. Então pelo planeta, pelas pessoas e pelos animais, vamos descobrir novos sabores e fazer uma Polenta de Milho Verde!
Vamos lá… vocês já comeram polenta, certo? é feita com fubá que nada mais é que milho triturado. Capice? Pois então vou lhes mostrar o que aprendi com um amigo italianão lá de Erechim, onde o fubá dá lugar ao milho verde ralado e nos brinda com um excelente e nutritivo prato.
Ingredientes
- 10 espigas de milho grandes
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 5 colheres de azeita
- 5 colheres de manteiga
- 200g de queijo parmesão ralado (opcional)
- cheiro verde a gosto (opcional)
Modo de preparo
Primeiramente um adendo: você pode raspar o milho e triturá-lo no liquidificador (caso você seja um(a) fracote e não queira fazer do outro jeito) ou então você pode ralar as espigas num ralador onde além de ter o prato mais gostoso e consistente, você também estará fazendo um exercício físico e diminuindo o impacto calórico da receita que é bem cruel com quem está fazendo dieta.
Em uma panela com fogo médio coloque o azeite e 3 colheres de manteiga. Esquente-os um pouco e depois insira a cebola e o alho para refogá-los. Feito isso, acrescente o milho verde ralado para cozinhar. Respingue um gole de água na massa que vai se formando e coloque o restante da manteiga. Vá colocando água de maneira bem moderada evitando que fique muito mole mas também não deixando muito seco e duro, até porque não cozinhará e terá o aspecto e gosto de milho cru (eca).
Quando estiver quase pronto, adicione o queijo ralado pra dar um gostinho. Faça o mesmo com o cheiro verde.
Agora é só untar uma forma/travessa com um pouco de azeite, despejar a massa da polenta de milho verde e esperar esfriar um pouco. Voilá!
Uau. Adorei !!!
Pra comer com um franguinho, hein? Bem comida de interior.
Vou testar 🙂
A primeira vez que experimentei foi com traíra frita e um vinho branco. Show de bola! 🙂
Obrigado pela gentileza das palavras. Eu adoro polenta, mas assim com milho de verdade mesmo nunca comi, só polentina de pacote 😛
Nossa, me deu muita vontade de fazer, deve ser outro universo de paladar, muito interessante mesmo!
Cara adorei o teu blog, amei o vocabulário (avis rara) e a simplicidade da apresentação.Voltareeemos!
Ah! Ia me esquecendo.parabéns !