Florianópolis, apesar de ser uma cidade pequena e de costumes tão definidos, se mostra uma verdadeira gigante em sua diversidade cultural quando rodamos por aí. A Lagoa da Conceição, lugar encantado pela sua natureza exuberante e palco de um show de idiomas e estilos, é o berço dessa teoria que ora desenvolvo, já consolidada na prática pra quem tem olhos para enxergar.
E se a Lagoa é tão heterogênea o restante da Ilha é marcado por blocos. Há quem diga que os gaúchos preferem os Ingleses e Campeche, os paulistas gostam do pacato Ribeirão e paranaenses escolhem algumas outras praias para firmar sua nova morada. Mas é em Canasvieiras que temos aquele sotaque castelhano que ouvimos, sim, em qualquer canto da cidade, mas que tem no extremo norte da Ilha de Santa Catarina o seu reduto. É tão forte a penetração hermana por ali que o comércio se adaptou aos seus costumes, a sua gastronomia, até mesmo ao seu idioma.
Sábado estava querendo sair um pouco do eixo gastronômico comum da cidade e fui até o norte da Ilha de Santa Catarina para comer uma carne, e visitei a nova filial do Churrasco Ao Vivo, uma parrillaria típica argentina com sede em Campos do Jordão e embora tenha sido importada do Vale do Paraíba, tem sua procedência firmada pelo proprietário argentiníssimo Juan.
No cardápio elencam os clássicos do campeiro uruguaio e argentino como o asado de tiras, bife de chorizo, ancho e a tapa de cuadril, uma versão da picanha de allá. É possível também experimentar um T-Bone e o Prime Rib, carnes um pouco mais nobres e que começam a serem servidas por aqui e ganhar evidência. Nas entradas, um mix de Argentina, Uruguai e Brasil oferecendo igurias distintas como o chinchulín e a molleja até camarão pistola e lula à milanesa, figurinhas carimbadas aqui do litoral catarinense.
Comecei o almoço pedindo uma cestinha de pães e linguiça. Nenhum churrasco, mesmo que parrillero se começa sem linguiça. É a regra. Os pães vêm acompanhados de manteiga e a linguiça de farofa e um molho chimichurri como só eles sabem fazer.
Na hora de escolher os pratos cometi um erro de cálculo. Ao questionar o garçom sobre a quantidade da carne das opções do cardápio, se servia uma ou duas pessoas, me informou que cada porção tinha aproximadamente 400g. Mas eram quatrocentos gramas de carne já preparada, eu imaginei que era a porção crua e serviria apenas uma pessoa. Eu pedi o Asado, que nada mais é que a nossa janela de costela, assada por 5 ou 6 horas, e um bife ancho. No final tive que levar uma quentinha pra casa pois além de o peso ser contabilizado com a carne já preparada, sem perda de tamanho, eles ainda são bem generosos e colocam bem mais que o oferecido. Resultado? carreteiro o resto da semana.
A carne servida é de excelente qualidade assim como os acompanhamentos. As carnes acompanharam arroz e farofa e eu ainda havia pedido maionese e polenta frita, outro erro de principiante esfomeado. Elas são servidas em cima de uma chapa aquecida juntamente com um espetinho de vegetais (cebola, pimentão e tomate) e se mantém no ponto e temperatura ideal até o final da refeição.
O atendimento é bom e eficiente. Não sei como se porta no verão, portanto dependendo em que época do ano você vai ler este post e se interessar por uma visita, saiba que de dezembro à fevereiro o ritmo das praias é frenético e poucos atendimentos passam no crivo. De qualquer forma esse comentário não passa de especulação, faça uma visita e confira você mesmo. E não esqueça de nos dar o feedback. De qualquer forma, gostei bastante do que vi. Além de ser prontamente atendido em todos os pedidos, quando o garçom viu que eu estava mexendo no smartphone gentilmente nos trouxe a senha do Wifi caso quiséssemos utilizar. Ponto extra.
Por ter feito o pedido errado, a conta saiu por 70 dilmas por pessoa incluindo bebidas e taxa de serviço que é cobrada, os famosos 10%. Mas um almoço por lá acompanhado não sai por mais de R$50 pra cada um.
Churrasco Ao Vivo
- Endereço: Rua Mário Lacombe, 711. Canasvieiras, Florianópolis.
- Telefone: (48) 3266-5196
- Horário: diariamente das 18h às 23h. Fim de semana também abre para almoço.
- Wifi: sim
Excelente restaurante, ótima cia!
Bjs!
Fiquei curiosa…quero conhecer!
Eu fui um dos primeiros a frequentar o Churrasco ao Vivo, ainda quando era num barracão de madeira lá em Canavieiras, posso até me considerar uma pessoa que colaborou com o sucesso da casa. Depois mudaram o local, perto do Banco do Brasil em Canasvieiras, onde estão até hoje . Conheci pessoalmente o proprietário que na época tinha uma possante moto e batemos um papo sobre o assunto. Depois fui encontrá-lo na sua filial de Campos do Jordão, onde também costumo frequentar e na última vez estive no Churrasco ao Vivo de Santo Antonio de Pinhal, uma beleza, parabéns ao Juan