Torta de Limão Siciliano

Quem frequenta churrascaria sabe que a sobremesa típica de um bom assado é sagu de vinho tinto ou ambrosia. É uma lei dentro da cultura gaúcha que tais iguarias sejam apreciadas após fatiar uma boa picanha ou uma costela pingando graxa num fogo de angico.

Sabe-se lá porque pouca gente sai do lugar comum do sagú e se aventura a fazer algo diferente. Mas nós somos a resistência e nos sentimentos verdadeiros Chês quando no último domingo, contrariando todas as expectativas e deixando os mais velhos de cabelos brancos em pé, fizemos uma torta de limão siciliano para acompanhar uma recém assada maminha bovina que fazia uma baita parelha com uma costela de cordeiro.

Torta de Limão Siciliano
Torta de Limão Siciliano

Na verdade a Sara fez, e a receita é dela, eu estava compenetrado no fogo que lambia a graxa da carne e estalava o braseiro, vertendo fumaça que incomodava os vizinhos do prédio ao lado que corriam pra fechar as vidraças. Quando me dei conta a torta já estava saindo do forno e indo pra geladeira, tamanha é a praticidade em fazê-la.

Vamos à receita!

Ingredientes

  • 8 colheres das de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres das de sopa de amigo de milho
  • 2 ovos
  • 2 colheres das de sopa de manteiga com sal
  • 3 colheres de agua gelada
  • 8 colheres das de sopa de açúcar comum
  • 1 colher chá de fermento químico em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 limões sicilianos

Como fazer

Massa

Misturando a massa
Misturando a massa

Junte a farinha, amido de milho, uma colher de açúcar e a manteiga. Faça uma farofa disso, juntando a manteiga nos demais ingredientes. Agora junte as gemas e a água. Amasse estes ingredientes, mas não sove. Não tem necessidade.

Fazendo a base da torta
Fazendo a base da torta

Agora numa forma pequena você vai fazer a base da torta com a massa. Pegue pequenos pedaços da massa que você fez e vá espalhando, pode pedir ajuda a uma colher pra ficar bem lisa e rente. Recomenda-se que você faça uns furinhos com o garfo pra que ela não estufe na hora de assar. E por falar em assar, leve ao forno já pré-aquecido por 15 minutos.

Recheio

Recheio
Recheio

Enquanto assa vamos fazer o recheio, que é bem simples. Misture o leite condensado, o suco e um pouco de raspas dos três limões sicilianos, até que forme um creme. Feito o recheio, vamos para a…

Cobertura

Cobertura com claras em neve
Cobertura com claras em neve

E também é simples. Bata as claras em neve e vá adicionando aos poucos as 7 colheres de açúcar que sobraram.

Montando a finalizando

Finalizando a torta
Finalizando a torta

Já temos a massa assada, o recheio e a cobertura. Esperamos a massa enformada esfriar um pouco, despejamos o recheio e colocamos as claras em neve de cobertura. Caso você não tenha ferramentas de confeiteiro pra decorar, use uma colher pra dar leves batidas na cobertura, puxando pra cima, pra fazer esses detalhes e ficar mais bonita sua torta.

Agora leve ao forno, que continua aquecido, e deixe assar por mais 10 minutos e voilá!

 

O Autor
Profissional de T.I, foodie por hobbie, aprendiz de churrasqueiro e entusiasta das culinárias regionais.

Comentários 16

  1. Michele M. Xavier
    Resp.

    Não tem que por no forno mais uma vez? Acho que me perdi na receita ou não li direito, hehehehe.

    17 julho, 2012
    • Daniel Becher
      Resp.

      Oi Mi,

      tem sim! Já consertei o final da receita, obrigado pelo toque! 🙂

      17 julho, 2012
      • Michele M. Xavier
        Resp.

        😉

        17 julho, 2012
  2. Ju Sizinando Rossi
    Resp.

    uauuuu!
    Adoreeei!!! Nunca comi torta de limão siciliano. Deve ficar um espetáculo!!!
    Vou testar esse final de semana e depois conto. Valeu a dica.
    Bj

    17 julho, 2012
    • Daniel Becher
      Resp.

      Fica uma delícia mesmo, Ju. Faça e nos diga como ficou 🙂

      20 julho, 2012
  3. ione
    Resp.

    Amei suas receitas!! Fizemos a torta de legumes hoje e ficou maravilhosa….. vou fazer a torta de limão amanhã e conto como ficou, parece deliciosa. Obrigada

    16 agosto, 2012
    • Daniel Becher
      Resp.

      Oi Ione, fico feliz que tenha gostado! espero que goste também da torta, depois conte-nos como ficou! 🙂

      16 agosto, 2012
  4. Gabriela L
    Resp.

    Vou tentar fazer + de uma maneira reduzida caso não dê certo coisa que eu acho díficil de acontecer não estraga muito material
    BJO obg

    12 fevereiro, 2013
  5. Marluci Balbuena
    Resp.

    Adorei a receita uma DELÍCIA!!!

    Beijos

    1 março, 2013
  6. Áurea
    Resp.

    receita simples e bem explicada. parabéns.

    27 junho, 2013
  7. Gisele
    Resp.

    Diz: 2 ovos e depois 2 gemas????Inteiros ou só as claras?

    22 março, 2014
    • Daniel Becher
      Resp.

      Gisele,

      dois ovos = dois ovos inteiros. Duas gemas = duas gemas somente. Então são 4 gemas e 2 claras, se preferir 🙂

      23 março, 2014
  8. jenifer
    Resp.

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber se a massa fica macia ou dura?

    28 março, 2014
    • Daniel Becher
      Resp.

      Médio.

      1 abril, 2014
  9. Caroline
    Resp.

    Oi Daniel,
    Não precisa ser feita em forma de fundo removível né? A torta fica nessa forma mesmo?

    25 julho, 2014
    • Daniel Becher
      Resp.

      Oi Caroline,

      não há necessidade, eu uso o fundo removível porque daí fica mais bonito de servir 🙂

      O formato é da própria forma, assim canelado. Dependerá da sua forma e se conseguir desenformar (caso não seja removível)

      25 julho, 2014

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *