Quem frequenta churrascaria sabe que a sobremesa típica de um bom assado é sagu de vinho tinto ou ambrosia. É uma lei dentro da cultura gaúcha que tais iguarias sejam apreciadas após fatiar uma boa picanha ou uma costela pingando graxa num fogo de angico.
Sabe-se lá porque pouca gente sai do lugar comum do sagú e se aventura a fazer algo diferente. Mas nós somos a resistência e nos sentimentos verdadeiros Chês quando no último domingo, contrariando todas as expectativas e deixando os mais velhos de cabelos brancos em pé, fizemos uma torta de limão siciliano para acompanhar uma recém assada maminha bovina que fazia uma baita parelha com uma costela de cordeiro.
Na verdade a Sara fez, e a receita é dela, eu estava compenetrado no fogo que lambia a graxa da carne e estalava o braseiro, vertendo fumaça que incomodava os vizinhos do prédio ao lado que corriam pra fechar as vidraças. Quando me dei conta a torta já estava saindo do forno e indo pra geladeira, tamanha é a praticidade em fazê-la.
Vamos à receita!
Ingredientes
- 8 colheres das de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres das de sopa de amigo de milho
- 2 ovos
- 2 colheres das de sopa de manteiga com sal
- 3 colheres de agua gelada
- 8 colheres das de sopa de açúcar comum
- 1 colher chá de fermento químico em pó
- 1 lata de leite condensado
- 3 limões sicilianos
Como fazer
Massa
Junte a farinha, amido de milho, uma colher de açúcar e a manteiga. Faça uma farofa disso, juntando a manteiga nos demais ingredientes. Agora junte as gemas e a água. Amasse estes ingredientes, mas não sove. Não tem necessidade.
Agora numa forma pequena você vai fazer a base da torta com a massa. Pegue pequenos pedaços da massa que você fez e vá espalhando, pode pedir ajuda a uma colher pra ficar bem lisa e rente. Recomenda-se que você faça uns furinhos com o garfo pra que ela não estufe na hora de assar. E por falar em assar, leve ao forno já pré-aquecido por 15 minutos.
Recheio
Enquanto assa vamos fazer o recheio, que é bem simples. Misture o leite condensado, o suco e um pouco de raspas dos três limões sicilianos, até que forme um creme. Feito o recheio, vamos para a…
Cobertura
E também é simples. Bata as claras em neve e vá adicionando aos poucos as 7 colheres de açúcar que sobraram.
Montando a finalizando
Já temos a massa assada, o recheio e a cobertura. Esperamos a massa enformada esfriar um pouco, despejamos o recheio e colocamos as claras em neve de cobertura. Caso você não tenha ferramentas de confeiteiro pra decorar, use uma colher pra dar leves batidas na cobertura, puxando pra cima, pra fazer esses detalhes e ficar mais bonita sua torta.
Agora leve ao forno, que continua aquecido, e deixe assar por mais 10 minutos e voilá!
Não tem que por no forno mais uma vez? Acho que me perdi na receita ou não li direito, hehehehe.
Oi Mi,
tem sim! Já consertei o final da receita, obrigado pelo toque! 🙂
😉
uauuuu!
Adoreeei!!! Nunca comi torta de limão siciliano. Deve ficar um espetáculo!!!
Vou testar esse final de semana e depois conto. Valeu a dica.
Bj
Fica uma delícia mesmo, Ju. Faça e nos diga como ficou 🙂
Amei suas receitas!! Fizemos a torta de legumes hoje e ficou maravilhosa….. vou fazer a torta de limão amanhã e conto como ficou, parece deliciosa. Obrigada
Oi Ione, fico feliz que tenha gostado! espero que goste também da torta, depois conte-nos como ficou! 🙂
Vou tentar fazer + de uma maneira reduzida caso não dê certo coisa que eu acho díficil de acontecer não estraga muito material
BJO obg
Adorei a receita uma DELÍCIA!!!
Beijos
receita simples e bem explicada. parabéns.
Diz: 2 ovos e depois 2 gemas????Inteiros ou só as claras?
Gisele,
dois ovos = dois ovos inteiros. Duas gemas = duas gemas somente. Então são 4 gemas e 2 claras, se preferir 🙂
Olá bom dia!
Gostaria de saber se a massa fica macia ou dura?
Médio.
Oi Daniel,
Não precisa ser feita em forma de fundo removível né? A torta fica nessa forma mesmo?
Oi Caroline,
não há necessidade, eu uso o fundo removível porque daí fica mais bonito de servir 🙂
O formato é da própria forma, assim canelado. Dependerá da sua forma e se conseguir desenformar (caso não seja removível)