Receitas/ Sobremesas

Zuccotto de Panetone

Florença é uma cidade bonita. Não a conheço, apenas a vejo por fotos. Principalmente as que o Ricardo, um cara bacana que se fez amigo nos últimos tempos e com quem dividi uma casa e foi morar na Toscana em busca de aprendizado, compartilha nas redes sociais. O Ricardo é daqueles caras que tu não dá um tostão furado por ele, é quieto e fica maquinando tramóias na sua genial cabeça. E quando solta alguma coisa ou ela é muito inteligente ou muito besta a pronto de provocar homéricas gargalhadas.

Duomo - Igreja de Santa Maria Del Fiore, em Firenze, Itália. Foto feita e enviada por Ricardo Schwinn Rodrigues

Duomo – Igreja de Santa Maria Del Fiore, em Firenze, Itália. Foto feita e enviada por Ricardo Schwinn Rodrigues

Quando vi a receita de Zuccotto no programa Toque de Sabor comandado pelos chefs Vitor Gomes e Alysson Muller e que nesta oportunidade recebeu a Luciane Daux para um especial de Natal, quem de fato apresentou a iguaria, logo me lembrei dele. Isso porque acredita-se que o Zuccotto, sobremesa italiana típica desta região da Toscana, é inspirada na cúpula da catedral (Duomo) de Santa Maria Del Fiore, uma igreja cuja obra de arte gótica da primeira renascença italiana levou nada menos que seis séculos para ser construída. A sua cúpula é obra de um dos principais renascentistas, Brunelleschi.

zuccotto-pronto

A receita é simples e rápida, geralmente aproveita ingredientes que são fartos nesta época do ano. Originalmente é feita à base de pão-de-ló mas aqui ganha a criatividade brasileira e usa o panetone. E apesar de ser nataliana, pelas cores e insumos, é atemporal e pode ser feita em qualquer ocasião, até mesmo pra lembrar amigos que estão distantes dos olhos. Recomendo, inclusive, pra impressionar no reveillon da família.

Ingredientes do Zuccotto de Panetone

  • 1 panetone ou chocotone;
  • 1 pote de creme de avelã (Nutella, por supuesto);
  • 2 bandejas de morango ou demais frutas vermelhas;
  • 1/2 pote de sorvete de creme (aproximadamente 1l).
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 dose de vinho branco ou bebida de sua preferência

As quantidades podem variar de acordo com o tamanho que você quiser que ela tenha, mas com estes ingredientes você consegue fazer uma receita para 10 pessoas.

Como fazer o Zuccotto de Panetone com calda de frutas vermelhas

zuccotto-base

Primeiramente você precisa escolher um bowl que caiba toda a sua receita. Recomendo usar os de alumínio que são específicos para o freezer, pois é lá que a mágica vai acontecer. Forre-o com papel filme ou papel alumínio para que depois ele saia perfeitamente do bowl sem quebrar.

Descasque e corte o panetone em fatias e calque o bowl com elas em todo o seu formato (tente não deixá-la muito alta, do ponto de vista de que no final ela será virada pra baixo, lembrando uma cúpula). Deixe o resto das cascas e algumas fatias para depois fazer a base.

zuccotto-panetone-nutella

Com o bowl completamente revestido com o panetone amassado contra ele, passe sobre a massa uma camada de Nutella. Você pode também usar uma geléia de sua preferência como framboesa, frutas vermelhas, morango… escolhi Nutella porque usei o Chocotone ao invés do Panetone e combinou melhor com as gotas de chocolate e a calda já seria de morangos.

zuccotto-sorvete

Feito isso, recheie este recipiente com sorvete de creme. O restante do panetone você fazer o teto (que depois será a base).

Leve ao freezer por duas, três horas, o suficiente para o sorvete ficar congelado novamente, mas sem perder a sua cremosidade.

zuccotto-calda

Enquanto isso, prepare a calda. Aqueça uma frigideira grande e coloque os morangos bem picados, acrescente o açúcar e deixe começar a virar calda. Feito isso você acrescenta a dose da bebida de sua preferência, eu usei cachaça branca. Vá mexendo até que a calda esteja no ponto do seu gosto.

zuccotto-calda2

Depois da massa e recheio congelados, é só jogar a calda (fria ou quente, a gosto do freguês) por cima e servir.

Servir seja para alguém que esteja ao seu lado, ou oferecendo pra alguém que esteja em outro continente, ingerindo quantidades absurdas de açúcar para curar a saudade! Boas festas, Designer Maluco!

You Might Also Like

Nenhum comentário

Comente