Eu sou um péssimo culinarista. Sou bom comedor, mas ainda me falta paciência e tato pra cozinhar e seguir receitas. Eu tenho a incrível mania de no meio do caminho mudar o curso das coisas e dali fazer uma misturança. As vezes isso é ruim, a coisa desanda, mas acabo descobrindo novos sabores e invento moda. A receita da qual falarei é uma adaptação da original, ou perto da original que a Gabi Bondan já postou aqui. E se você quiser fazer o prato de forma séria, eu recomendo fortemente que você siga a receita dela de Spaghetti alla Carbonara.
Mas me permita compartilhar o que eu fiz, como e porque nessa noite de domingo de carnaval eu mudei o curso da receita.
Eu gosto de penne. Não curto spaghetti. Estava no mercado e comprei um pacote de macarrão e fui procurar o Funghi secchi pra minha massa preferida. Não achei como estava descrito na receita, que era desidratado, então puxei no iPhone uma receitinha de carbonara e saiu isso:
Ingredientes
- 400g de macarrão penne
- 4 ovos
- 2 colheres de queijo parmesão ralado
- 400g de bacon cortados em pequenos cubos
- 1 caixinha/lata (200g) de creme de leite
- sal a gosto
Modo de preparo
Em fogo baixo, frite o bacon já cortado em cubinhos na sua própria gordura. Deixe fritar até ficar bem crocante e reserve.
Cozinhe o penne com sal até ficar al dente. Antes de escorrê-lo, reserve uma xícara da água desse cozimento.
Em uma tijela bata os 4 ovos junto com o creme de leite e as duas colheres de queijo parmesão ralado. Pode colocar uma pitada de sal – não muito pois o macarrão e o bacon estão salgados.
Escorrido o macarrão, volte-o para a panela juntamente com o creme batido. Acrescente a água reservada para que o creme pegue a textura de molho e deixe cozinhando em fogo baixo por alguns segundos, para que o ovo cozinhe. Quando o molho tiver pegado na massa, desligue o fogo, acrescente o bacon e misture. Violá!
Carbonara é o ‘molho’ mais prático que existe. E por mais ‘adaptações’ que se faça, sempre fica bom 🙂