Massas/ Receitas

Spaghetti alla carbonara

Essa adaptação da receita original é o que eu chamo de ‘receita de preguiçoso’, já que é muuuuito prática e, se você tiver todos os ingredientes em casa, o tempo de preparo é só o tempo de cozimento da massa.

Não é a receita original de Carbonara, já que a receita italiana não leva creme de leite (nata) e é um pouco mais trabalhosa, já que o ‘molho’ a base de ovos não deve cozinhar na panela (só em banho-maria ou ser jogado direto na massa, cozinhando com o próprio calor do Spaguetti. Como tenho medo de receitas com ovo cru, prefiro essa adaptação mesmo).

Vamos precisar de:

– 250g de spaghetti tipo grano duro (com fetuccinne também fica bom. Massas mais compridinhas são melhores pra esse tipo de molho. Mas dessa vez usamos o que tinha em casa: Fusilli).

– Bacon em cubinhos (a quantidade vai do gosto de cada um. Quem gostar mais, carrega mais).

– Linguiça calabresa (opcional. Também vai do gosto de cada um. Particularmente, prefiro só com o bacon, mas como o povo aqui de casa é chegado em um colesterol, sempre coloco calabresa. Ahh.. aquela calabresa fininha – e mais picante – fica uma delícia).

– 3 ovos

– 200g de creme de leite (1 caixa)

– sal

– orégano

– azeite de oliva

Preparo:

O que acho mais chato em fazer macarrão é o tempo que leva pra ferver a água. Então, conforme instruções da embalagem, coloque a água pra fever, com um pouco de sal e um fiozinho de azeite de oliva.

Enquanto isso, corte o bacon em cubinhos e fatie a calabresa.

Em uma frigideira com um pouco de azeite (1 colher de sobremesa é suficiente), doure o bacon até que fique bem crocante. Reserve o bacon e frite a calabresa na gordura que ficou na frigideira. Reserve.

Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite, uma pitada de sal e o orégano (pra quem gosta, pode colocar salsa e cebolinha verde no lugar do orégano, bem como queijo parmesão ralado).

Bacon/calabresa já dourados e mistura de creme de leite e ovos

Está praticamente pronto!

Assim que a massa cozinhar, escorra e volte pra panela.

Misture o bacon e a calabresa já dourados e, em seguida, a mistura de ovos e creme de leite.

Em fogo baixo, mexa lentamente, até que o molho ‘grude’ na massa (cerca de 3 minutos). Nesse ponto o ovo já estará cozido.

Pronto.. é só servir!

Não é uma macarrão ‘molhado’. É como se o spaghetti ficasse com uma película de molho. Quem quiser um molho mais cremoso, coloca mais creme de leite.

Ahh.. Essa quantidade serve bem 2 pessoas e combina com um vinho tinto seco.

Bom apetite!

You Might Also Like

6 Comentários

  • Responder
    Everton Veber
    19 de fevereiro de 2011 at 11:56 pm

    Um colesterol a mais, nunca faz mal, né? ahaha
    Ficou excelente o resultado! 😀

  • Comente