Essa adaptação da receita original é o que eu chamo de ‘receita de preguiçoso’, já que é muuuuito prática e, se você tiver todos os ingredientes em casa, o tempo de preparo é só o tempo de cozimento da massa.
Não é a receita original de Carbonara, já que a receita italiana não leva creme de leite (nata) e é um pouco mais trabalhosa, já que o ‘molho’ a base de ovos não deve cozinhar na panela (só em banho-maria ou ser jogado direto na massa, cozinhando com o próprio calor do Spaguetti. Como tenho medo de receitas com ovo cru, prefiro essa adaptação mesmo).
Vamos precisar de:
– 250g de spaghetti tipo grano duro (com fetuccinne também fica bom. Massas mais compridinhas são melhores pra esse tipo de molho. Mas dessa vez usamos o que tinha em casa: Fusilli).
– Bacon em cubinhos (a quantidade vai do gosto de cada um. Quem gostar mais, carrega mais).
– Linguiça calabresa (opcional. Também vai do gosto de cada um. Particularmente, prefiro só com o bacon, mas como o povo aqui de casa é chegado em um colesterol, sempre coloco calabresa. Ahh.. aquela calabresa fininha – e mais picante – fica uma delícia).
– 3 ovos
– 200g de creme de leite (1 caixa)
– sal
– orégano
– azeite de oliva
Preparo:
O que acho mais chato em fazer macarrão é o tempo que leva pra ferver a água. Então, conforme instruções da embalagem, coloque a água pra fever, com um pouco de sal e um fiozinho de azeite de oliva.
Enquanto isso, corte o bacon em cubinhos e fatie a calabresa.
Em uma frigideira com um pouco de azeite (1 colher de sobremesa é suficiente), doure o bacon até que fique bem crocante. Reserve o bacon e frite a calabresa na gordura que ficou na frigideira. Reserve.
Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite, uma pitada de sal e o orégano (pra quem gosta, pode colocar salsa e cebolinha verde no lugar do orégano, bem como queijo parmesão ralado).
Está praticamente pronto!
Assim que a massa cozinhar, escorra e volte pra panela.
Misture o bacon e a calabresa já dourados e, em seguida, a mistura de ovos e creme de leite.
Em fogo baixo, mexa lentamente, até que o molho ‘grude’ na massa (cerca de 3 minutos). Nesse ponto o ovo já estará cozido.
Pronto.. é só servir!
Não é uma macarrão ‘molhado’. É como se o spaghetti ficasse com uma película de molho. Quem quiser um molho mais cremoso, coloca mais creme de leite.
Ahh.. Essa quantidade serve bem 2 pessoas e combina com um vinho tinto seco.
Bom apetite!
Um colesterol a mais, nunca faz mal, né? ahaha
Ficou excelente o resultado! 😀