A tainha é um peixe muito versátil. Desde as preparações mais típicas como já vimos aqui as receitas de tainha assada até as mais elaboradas e até certo ponto diferentes, como o Tartar, ou tartare. Este prato que começou a ser produzido no século XX por alguns restaurantes franceses e que era a base de carne (steak tartar) já ganhou inúmeras adaptações e hoje teremos o símbolo do nosso inverno neste prato.
Quem nos traz a receita de Tartar de Tainha com Manga é o Chef Vitor Gomes. Falar de gastronomia em Florianópolis e não lembrar de Vitor Gomes é como passar incólume à Torre Eifel numa visita à Paris. Então nada mais justo que convidar o chef do Ponto G Gastronomia e do Ponto G Brasa & Fogão para nos mostrar como gosta de preparar este peixe saboroso da costa catarinense.
Para mim, um peixe festivo acima de tudo! Peixe de época, que anuncia anualmente a chegada do frio, do inverno! Muitas vezes desprezado ou mal entendido, pois se trata de um peixe gordo, e muitas vezes mal preparado!
Os ingredientes são:
- 1 Filé de tainha fresco
- 1 Manga
- Azeite, suco de um limão, sal e pimenta à gosto
Como fazer o Tartar de Tainha e Manga
Limpe os filés de tainha, retirando toda parte escura da carne e corte em pequenos cubos. É importante não deixar nenhum pouco de gordura para que o sabor fique mais leve.
Em um bowl junte os cubos de tainha, 10 % da quantidade de manga cortada em cubos, e tempere com sal, pimenta, suco de limão e azeite de oliva.
Misture tudo muito bem e com o auxilio de um aro disponha no centro de um prato. Sirva com um bouquet de salada, ou ainda com torradinhas. Bon Appetit!