O Tartar de Tainha já foi um exemplo disso, mas esta próxima receita que apresentamos hoje comprova que a Tainha é tão versátil, democrática e saborosa que serve até a alta gastronomia. E por falar em gastronomia mané não podemos deixar de lembrar do Alysson Muller, chef do Rosso Restro, restaurante especializado na cozinha regional com um certo tom de sofisticação e que já é roteiro turístico ali nas redondezas de Santo Antônio de Lisboa.
Alysson Muller que além de cozinheiro é colunista de Gastronomia do Diário Catarinense e também apresenta o programa Toque de Sabor que vai ao ar às quartas-feiras na TVCom (Canal 36 da NET e Viamax), programa que este blogueiro que vos fala acompanha religiosamente. Lá já aprendi a fazer bacon com o Chef Guilherme Schwinn e um delicioso Zucotto de Panetone da querida chef Luciane Daux.
A segunda temporada recém começou e já no segundo episódio veja só quem foi a protagonista? Isso mesmo, a Tainha.
httpv://www.youtube.com/watch?v=Nzm9FCWC0p0
A receita que o Alysson nos enviou é o Filé de Tainha em Crosta da Própria Ova, um clássico do Rosso Restro e que ele compartilha não só conosco como também no seu programa, onde você pode acompanhar a receita no vídeo acima.
Ingredientes
- 1 Filé de Tainha fresca
- Ovas da mesma tainha
- Manteiga
- Sal e pimenta à gosto
Como fazer
Pegue filé de tainha gritando de frescas e tempere com sal e pimenta e reserve. Pegue a ova da mesma tainha e retire sua polpa da membrana. Misture com a polpa um pouco de manteiga clarificada, sal e pimenta e misture tudo até ficar homogêneo. Agora coloque uma fina camada por cima do filé.
Leve ao forno a 200 graus e asse até dar uma leve dourada. É só servir com aquela caipirinha de limão de peixe.
O toque ta dado e a ova tem que vir de dentro da tainha e não do freezer do peixeiro o mó quiridu
Como o Alysson sempre diz: o toque tá dado?
nossinhora!