Numa casa ideal eu teria um galpão. E nesse galpão feito de barro e capim não faltaria uma churrasqueira convencional, um fogão à lenha e uma parillera. Existem alguns assados bem no estilo da República Oriental do Uruguai que ficam melhores na parrillera. O assado de tiras é um deles. Trata-se de ripas de costela cortadas verticalmente com não mais que 3 centímetros de espessura grelhadas.
Enquanto isso não acontece revezamos a grelha da churrasqueira e o forno. Hoje por exemplo resolvi testar um pacote de costela em tiras que sobrou do último churrasco marinado com um tempero simples e molho shoyu. A receita e o resultado seguem no desenrolar do post.
Ingredientes
- 1,2kg de costela em tiras (pode-se comprar já feitas de algumas marcas ou pedir para o açougueiro fazer, um ou dois dedos de espessura de cortes verticais de ripas).
- 4 dentes de alho
- Folhas de louro
- Tomilho
- Pimenta (usei a branca)
- Molho shoyu
Como fazer
Num refratário coloque as tiras de costela, tempere com 4 dentes de alho picados, folhas de louro, tomilho fresco e pimenta. Regue com o molho shoyu até quase cobrir a carne.
Não recomendo colocar muito sal, mas caso goste, pode colocar mais um pouco, visto que o shoyu (principalmente se usar marca nacionais mais baratas) já é bem salgado.
Pré-aqueça o forno e quando estiver quente coloque para assar. Deve levar algo em torno de 30 a 40 minutos pra que a carne chegue ao seu ponto. Verifique se o shoyu não evaporou antes do cozimento completo da carne, coloque mais pra hidratar se necessário.
Usei neste assado como acompanhamento um purê de batatas “lambuzado” com molho tarê. Só pra dar rima.
PS: a carne fica bem escura. Neste caso ela estava no ponto porém o shoyu dá a cor escura por fora.
O primeiro paragrafo é uma verdadeira descrição de uma BAITA filosofia de vida!
Baita prato!
Voce colocou muito shoyu, isso acaba tirando o gosto a carne e so fica com gosto de shoyou,recomendo vc coloque uma quantidade que so fique na carne , se comecar a escorrer shoyu p fora da carne e sinal que voce colocou demais,vai por mim,sou descendente de oriental.