Começo esse post com uma dúvida: a quiche ou o quiche? Tento resgatar nos mais longínquos rincões da memória, tão velha quanto a expressão comumente usada pelo Brizola, se já ouvi algum cozinheiro “estudado” falando na TV sobre o prato pra lembrar de qual artigo ele usara para preceder o nome. Não me recordo, sinceramente.
O fato é que eu tinha não sei porque causa, motivo, razão ou circunstância estocado três caixas de ovos aqui em casa. São três dúzias, trinta e seis unidades do fruto do ventre da galinha dando sopa. Eu provavelmente tive uma sequência de pequenos AVC enquanto circulava na seção de hortifrutigranjeiros. Então tive que começar a usar ovo de maneira descontrolada ou então eles ficariam ali se decompondo e jogar comida fora não é legal. Lembrei do filme Dois Filhos de Francisco quando o pai dos sujeitos davam ovos crus no desjejum para que eles melhorassem a voz. A história nos ensina que isso não funciona.
Aí lembrei do quiche, ou da quiche. Seria uma excelente forma de usar estes ovos. Tanto no post quanto nos comentários vemos “a quiche”. Mas como dizem que não interessa se o pato é macho importa é que ele bote ovo, vamos logo usar os ovos nessa receita deliciosa de quiche.
Ingredientes
Para a massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de água gelada
- 1 colher de café de sal
Para o recheio
- 2 talos de alho-poró
- 1 cebola pequena
Para o creme
- 3 ovos
- 300g de creme de leite
- Noz-moscada, sal e pimenta-do-reino à gosto
- 1 xícara de queijo grana padano ralado
Como fazer Quiche de Alho Poró
Para fazer essa quiche podemos começar pela massa, depois refogando o recheio e preparando o creme. Vamos por etapas pra ficar mais fácil.
Massa
Numa tijela coloque a farinha e o sal. Depois coloque a manteiga (bem gelada) cortada em pequenos pedaços. Agora com a ponta dos dedos vá juntando tudo isso. Quando essa mistura virar uma espécie de farofa, você acrescenta a água gelada que dará a liga na massa. Continue misturando. Lembre-se que não é necessário sovar, apenas juntar.
O resultado será essa bola de massa que você vê na imagem anterior. Coloque na geladeira essa massa caso esteja usando a ordem do post, pra que a manteiga não derreta até que você vá montá-la.
Recheio
Corte a cebola bem pequena e os talos de alho-poró em finas rodelas. Com um fio de azeite, refogue a cebola e em seguida o alho-poró em uma frigideira.
Creme
Quebre os três ovos em uma tijela e bata esses ovos até ficarem bem misturadas gema e clara. Acrescente o creme de leite, tempere com pimenta, sal e noz-moscada de acordo com o seu gosto. Acrescente o queijo grana ralado. Feito isso misture mais uma vez pra incorporar tudo.
Montando a quiche
Pegue a massa que estava na geladeira e coloque em cima da forma. Agora vá amassando até que ela forme uma base, como você vê na imagem. Não há necessidade de usar nada além dos seus dedos mas você pode pegar algum utensílio para ajudar. Se houver algum excesso, retire e coloque pro meio, ou descarte, como preferir.
Leve ao forno médio (que já esteja pré-aquecido) por 10 minutos para que essa massa asse um pouco.
Depois você pega a forma com a massa, cubra com o recheio e por cima coloque o creme.
Agora basta levar ao mesmo forno, que preferencialmente continuou ligado, por aproximadamente 45 minutos ou até que ela esteja corada. Voilá!
Prometa fazer essa quiche pra sua amiga, prometa. Prometa.
Prometo! 🙂
boa tarde Daniel , gostaria de saber se posso congelas o quicher
Parece deliciosa ótimo artigo vou fazer!!!