Juntos há dez anos, Edinara e Jonas se conheceram no ramo da publicidade. Há dois eles abriram um bistrô num dos lugares mais nobres de Florianópolis. E apesar de ser um local aconchegante, bem decorado, com uma apresentação do cardápio e pratos com o melhor da cozinha contemporânea, a proposta é justamente provar que boa mesa não requer alto investimento nem demanda tempo para uma refeição.

E aí entra a primeira característica que me chamou a atenção no bistrô, ele preenche uma lacuna que existia entre o “comida comum e barata” e o “refinado e caro”. Um meio termo entre o fast-food ou buffet executivo e a alta gastronomia demorada e rebuscada. Mas não ache que por oferecer esta alternativa os pratos à base de massa são menos complexos e não oferecem sabor interessante.
A segunda característica que me deixou bastante impressionado é a versatilidade do lugar. Ao passo em que é um bistrô servindo pastas em combinações simples e extravagantes, ele se transforma em um armazém de massas e molhos artesanais congelados e também se transforma em café. Nesse leque, a casa funciona para o café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.

E “de vereda” eu destaco a terceira característica: a versatilidade não proporciona queda de qualidade. A vantagem deste modelo é que todos os processos são acompanhados de perto, e parecem ser compreendidos pela equipe que faz a coisa acontecer. Não sou profissional da área, meus parcos conhecimentos restringem-se a ser um bom comedor, como sempre faço questão de ressaltar aqui, mas nessas idas e vindas pelos restaurantes dos mais variados tipos, meio que num processo de osmose você acaba notando quando um garçom ou chef entende não só do riscado, o que é pré-requisito, mas da filosofia e a razão de ser do próprio lugar.

Com a proposta de apresentar o menu executivo para alguns blogueiros de Florianópolis, estivemos Renata Diem, Priscila Prudêncio, Tatianna Ferraro, Tatiane Dores da Silva, Juliana Galliano e este que vos escreve, mui orgulhosamente representando este blog nesta segunda-feira, 16 de abril, a convite da Camilla Geiger, pra um almoço e bate-papo com a proprietária, Ednara Almeida.
Entrada

O antipasto tínhamos nada menos que uma mousse de gorgonzola. Sempre brinco que mexer com queijo é coisa pra quem sabe, e mexer com queijo azul é coisa pra alienígena.
Prato principal

Falar em alienígena, eu acho que era o único ser de outro mundo que ainda não havia experimentado pappardelle. Prima-irmã da lasanha, originária da Toscana, é uma massa em forma de fita, bem longa e pouca espessura, com algo em torno de 3cm de largura. Esta, mais específica ainda, Nero di Sépia, é feita com tinta de lulas, o que dá essa cor mais escura e sabor mais exótico ao prato, acompanhando bem os frutos do mar. A pimenta rosa também deu o seu toque picante e com bastante frescor. Uma delícia!
Sobremesa

Sugestão da própria Edinara, experimentei o sorvete de canela. Estava em uma mesa rodeada de mulheres, e numa livre homenagem à elas, enquanto apreciava a sobremesa lembrei da cena do filme Politiki Kouzina (O Tempero da Vida) quando o avô de Fanis, dono de uma loja de especiarias, explica sobre o sabor de algumas delas. Vassalis diz que a canela é “como todas as mulheres, ao mesmo tempo é amarga e doce”.
Vinho

Quase toda a decoração da casa é feita por artistas locais, desde quadros, peças que compõem o ambiente até peças sanitárias. A carta de vinhos não é diferente. Com mais de 70 rótulos para harmonizar com os pratos da casa, boa parte é composta por vinhos produzidos aqui mesmo em Santa Catarina. E é de São Joaquim o excelente terroir que harmonizamos a entrada e o prato principal, um espumante Rosé Brut da Casa Pericó.
Caso você prefira harmonizar a massa com cerveja, além de alguns rótulos nacionais está toda a linha da Eisenbahn.
Em tempo, muito obrigado à Camilla e ao Armazém da Pasta pelo convite. Foram duas horas não só conhecendo o menu da casa mas um momento de bom papo e novas amizades!
Armazém da Pasta
Av. Madre Benvenuta, 687 – Anexo ao Boulevard Externo do Shopping Iguatemi
Telefone: (48) 3024-2828
Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 até 0h.
Cartões de crédito e débito: sim
Wifi: sim
Estacionamento: sim
Site – Foursquare – Fanpage – Twitter
Daniel, esse “de vereda” eu conheço bem rsrsrsrs. Obrigada pela presença e por confiar em nosso trabalho. foi um almoço bem agradável.
Mas credo, imagina se uma típica lageana não conheceria o “de vereda” heheheh. Gracias, Edinara!
Nós é que agradecemos pela oportunidade. Forte abraço!
Olá, muito obrigada pela sua presença. Foi um almoço muito bacana. Que bom que gostou
Euq ue agradeço, Camilla
Abraço!
Será uma sina de todo publicitário esta ligação com a gastronomia?
Bom, então eu sou mais um pra estatística.
Esse sorvete de canela me deixou na vontade…
E ah, muito legal a proposta dos congelados
Comida realmente deliciosa e ambiente agradabilíssimo! Vale a visita