Hamburguer/ Review

Japa Lanches: o xis do Estreito está de volta

Estamos nos entregando. Estamos perdendo a batalha. Os xis de várzea, o xis moleque, aquele que joga com os dois pontas abertos no campinho de areia está se perdendo. Disse isso aqui quando o Cabeça Lanches, um point pra se comer a iguaria, se juntou com o Espetinho de Ouro e perdeu sua essência. Mais ou menos nesta época surgiu o Cabeça II, que ficava um pouco mais a frente, liderado pelo ex-chapeiro da matriz, o famoso Japa, um dos estandartes da incrível arte de juntar salada, carne e queijo dentro do pão.

japa-lanches-entrada

Por algum motivo a casa não deu certo, ficou apenas a junção do xis com porções astronômicas de camarão à milanesa e, sabemos, que quem faz de tudo não faz nada.

Mas há uma luz no fim deste túnel: O Japa Lanches.

japa-lanches-o-japa

Estive recentemente na loja recém aberta pelo Japa, na Aracy Vaz Callado, e pude reviver o sonho de comer aquele xis que outrora alimentava minhas sextas-feiras. Emocionado cheguei até pedir batata-frita, coisa que só faço no Burgão, que é de onde vem outro chapeiro do Japa. Lá ele era garçom, agora ele divide a chapa com o mestre.

japa-lanches-ambiente

A casa é pequena e aconchegante, fica onde um recém falecido café tentou trazer a gastronomia pra uma das mais tradicionais ruas do Estreito, e agora torcemos que nela o Japa emplaque o primeiro estabelecimento de sucesso.

japa-lanches-xisNa mesa, com meus fiéis companheiros Everton e Samantha, a única primeira-dama do Comideria em exercício (#oportunidade), pedimos três xis: xis bacon, xis egg e xis mignon. É no xis burger que esta comida se revela, se o hambúrguer é bom, o queijo é de boa qualidade e o pão macio e saboroso, então temos jogo. Ademais, é milho, ervilha, tomate, alface e batata-palha, não tem erro ao seguir este script básico.

japa-lanches-batata-fritaA maioense (e sempre ela decidindo a partida aos 47′ do segundo tempo com gol de mão e impedido) é caseira, não deixa a desejar e é bastante saborosa. Leve (a quem quero enganar? meu cardiologista? nutricionista?), temperada e à vontade. Nada de copinhos e palitinhos de plástico, é na bisnaga como deve ser.

japa-lanches-cardapioOs lanches são servidos nas opções “médio” e “grande”, e seus preços variam de R$12 (xis salada médio) até R$20 (o mignon grande).

Ademais, é achar uma vaguinha na Aracy pra estacionar e aproveitar a volta de um dos melhores xis do bairro, iguaria tão raramente saborosa e que agora está de volta!

Japa Lanches

  • Rua Aracy Vaz Callado, 1093. Estreito, Florianópolis.
  • (48) 3365-1081
  • Aceita cartões

You Might Also Like

6 Comentários

  • Responder
    Aline Silva
    5 de março de 2015 at 10:28 am

    Gostei da resenha, vou dar uma passada por ali, já que a foto do xis e da batatinha com maionese me deixou babando!

    P.S.: A entrega de currículo pro cargo de primeira-dama é por email? Qual o endereço? hehehehehe

    😉

    • Responder
      Daniel Becher
      5 de março de 2015 at 10:38 am

      Bah, a batatinha com maionese é tradicional, Aline!

      PS: o currículum pode ser entregue diretamente no Facebook ou no form de contato do blog (www.comideria.com/contato) 😛

  • Responder
    Carlotac
    9 de março de 2016 at 6:45 pm

    Sei lá… pela foto tá parecendo “apresuntado”, aí não dá né.. pra mim o presunto é fundamental em um xis

    • Responder
      Aline Brasil
      20 de maio de 2016 at 4:37 pm

      Que foto vc viu apresuntado? Nem presunto apareceu… Ademais os lanches do Japa são deliciosos!!! O atendimento é 10 e a maionese e a saladinha de tomate e cebola são um deleite!

  • Responder
    thaciana
    3 de agosto de 2016 at 8:38 pm

    Melhor lanche da cidade !!! E um atendimento que Ñ tem igual. Nota 10 tudo..

  • Responder
    Cleber duarte da silva
    15 de dezembro de 2016 at 10:37 pm

    Já fui e recomendo

  • Comente