Frequento a Churrascaria Riosulense desde que me conheço por gente. Porém que incorporei esse espírito de blogueiro de gastronomia, onde uma das exigências é ir de restaurante em restaurante experimentando coisas novas e, possivelmente, fazendo reviews aqui pro blog, ter fidelidade a um restaurante tem sido algo anormal. Mas a Riosulense é um dos raros locais onde pelo menos 2 vezes no mês eu vou pra saborear um assado de excelente qualidade.
A Riosulense não foi “criada”, ela foi transformada. Isso porque em 1961 o famoso Sr. Sílvio comprou a então Churrascaria Tupã e em homenagem a sua terra natal, Rio do Sul, nascia a churrascaria mais tradicional de Florianópolis nos arredores da Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito. Há cinco anos o terreno onde ficava a Riosulense foi negociado para a construção civil, Sílvio aposentou-se e dois funcionários se uniram e arrendaram a churrascaria, levando-a para o bairro Jardim Atlântico.
“Sagui”, um sujeito muito simpático, o garçom mais antigo do restaurante e quem comanda hoje a Riosulense, mantém a costumeira qualidade e clientela fiel adquirida ao longo destes mais de cinquenta anos. Preserva a churrascaria do jeito que sempre foi: um ambiente simples, cardápio variado mas sempre fiel às tradicionais receitas da casa e um atendimento sempre muito, muito cortês.
No cardápio, três pratos me chamam muito a atenção: a costela bovina, que é muito macia e saborosa, assada no vinho branco; a paleta de ovelha, talvez o carro-chefe do restaurante; e o lombinho suíno ao queijo.
O sistema é a la carte e todos os pratos acompanham uma salada mista muito bem preparada, arroz branco e arroz à grega, fritas, farofa, feijão e maionese. Destaque para este último, cujo sabor é inigualável. Há pelo menos 20 anos a melhor salada de batatas com maionese da cidade é esta, na minha opinião.
Os preços da Riosulense são honestos. A costela, por exemplo, que serve até 3 pessoas com bastante fome, sai por módicos 49 reais. O também tradicional galeto, com 6 pedaços generosos de frango assado na brasa e com crosta de queijo (opcional) sai por menos de 40 reais. É um dos poucos lugares onde comer por um preço honesto não significa não ter qualidade e sabor.
O atendimento é sempre muito gentil e ágil. Tentei forçar a memória enquanto escrevia este parágrafo e nesse tempo todo como cliente não me lembro de uma só vez em que fui mal atendido ou esqueceram/trocaram algum pedido meu. Quando você escolhe a mesa já é servido com pães e a salada de entrada. Escolhido o prato, raramente você espera mais de 10 minutos pra ser servido com o restante da comida.
O restaurante é climatizado, amplo, com 300 lugares confortáveis e recentemente passou por uma ampliação.
Recomendo a visita!
Churrascaria Riosulense
- Endereço: Rua Evaldo Schaeffer s/n, esq. com a Rua Celso Bayma – Jd Atlântico – Florianópolis.
- Telefone: (48) 3240-1014
- Aceita cartões: sim
- Estacionamento: sim
- Wifi: não
- Site
Me deu fome!
Nossa Senhora dos Mortos de Fome!!!
O “tchan” da maionese é a salsicha. E tenho dito!
Esse post me fez pensar: porque ainda servem picanha nas churrascarias? 😛
Funciona meio dia neste endereço?