Creio que junto com o yakissoba, o rolinho primavera seja o prato da culinária chinesa mais consumido no Brasil. Isso porque além de muito saboroso é teoricamente simples de se preparar. Digo teoricamente porque a parte mais difícil, ou melhor, mais trabalhosa é a massa que apesar de ter uma receita simples (água, farinha de trigo e sal) tem no modo de preparo alguns segredos que assustam quem nunca fez, como a temperatura da água.

Eu optei para estrear esse prato usando uma massa pronta, vendido geralmente nas lojinhas de produtos orientais ou que tenham ingredientes para cozinha asiática. E se além de aprender a montar o rolinho, que já não é tarefa das mais simples, você não quiser ter trabalho extra recomendo fortemente a começar com massa pronta também. Mas se ainda assim você quiser aprender, veja um vídeo ensinando como fazer massa de harumaki.
Nesta receita eu tentei fazer o rolinho primavera mais comum, que é com cenoura, repolho e carne de porco.
Ingredientes

- 8 folhas de massa de harumaki/rolinho primavera
- 200g de filé ou lombo suíno
- 2 cenouras
- 200g de repolho
- 50g de cebolinha chinesa (nirá) ou cebolinha normal, na falta da primeira
- 1 colher de café de Óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de sakê (pode ser o culinário)
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sal
- Óleo para fritura
Como fazer
Para fazer o harumaki, como os japoneses chamam esta iguaria, você rala ou pica a cenoura e o repolho num processador. Detalhe que nesta receita eu consegui detonar o processador que nem era meu, e acabei fazendo na faca, não reparem nas fotos. Piquei também, na faca, em tirinhas, a carne suína e a cebolinha.
Com um fio de azeite eu refogue a carne suína no sal. Frite bem, carne de porco precisa ser bem cozida. Reserve.
Agora refogue na manteiga a cenoura, o repolho e o nirá, com o óleo de gergelim e depois acrescentando o sakê. Os legumes precisam ficar semi-crocantes, nem duros nem molengas. No final, junte a carne de porco e está pronto o recheio.

A montagem do recheio na massa também é fácil, porém precisa fazer duas ou três vezes pra pegar o “jeito”. Não se desespere se der errado de primeira. Poderia explicar textualmente aqui como fazer, mas só um vídeo vai conseguir dar os detalhes precisos do processo. Assista:
httpv://www.youtube.com/watch?v=w3rYBnIklts
Recheada a massa, é só levar em óleo de soja bem quente e fritá-lo. A massa é fininha e apesar de ser consistente frita bem rápido. Tome cuidado pra não passar do ponto.

Você pode fazer outros recheios. Como você pode ver na foto dos ingredientes, eu preparei outros com carne de alcatra moída refogada com pimenta e cream cheese. Use sua criatividade para preparar os recheios de rolinho primavera que melhor lhe aprouver!
O rendimento dessa receita foi de 6 rolinhos.
Ainda me arriscarei um dia e farei a massa! Aqui em Porto Alegre, infelizmente, não achamos ela pronta. =(
Adorei o post 😉
Bjs.
Acha sim, já compramos 😀
Bom dia! A massa foi comprada em Floripa? Se puder dizer o nome da loja agradeço!
Oi Pedro,, bom dia! Foi sim. Essa eu comprei ali na trindade, na rua Lauro Linhares, no Sayuri, que é uma loja de artigos para culinária oriental anexa ao Wa Sushi, na frente da academia Racer. Paguei 16 reais, vem 30 folhas e ela é congelada. Abraço!
O que é aquela pasta que ele usar pra “colar” a ponta da massa?????
Não tem pasta pra colar, Layanne.
Tem pasta sim. É uma mistura de farinha e água para grudar a massa.
Sabe onde encontrar essa massa pronta em POA? parabéns pela receita
não tem massa´para colar não vc pode colar esse tipo de massa com qualquer mistura ou simplesmente água eu fecho a massa com requeijão coloco na ponta e enrolo .
muito legal Daniel, gostei muito da explicação da massa
qto ao recheio, me permita um pitaco
eu passo a carne crua no processador. ela fica bem dizer moída
dou uma bela fritada nela, acrescento um pouco de gengibre ralado e os outros ingredientes
fica demais
Qual o segredo p/ o rolinho n ficar enxarcado de óleo depois de frito.??
Primeiro fritar na temperatura do óleo certa para ser rápido o processo da fritura.
Algumas pessoas utilizam somente água para selar o harumaki, mas a forma mais segura para evitar encharcamento de óleo na hora da fritura é selar com uma cola de trigo e água, a aderência é perfeita.