Agosto vêm dando um “Oh! de casa!” neste mundão véio sem porteiras trovejando intempéries. Baita tempo grongueiro de frio e chuva congela o Sul brasileiro castigando os mais teatinos, abrindo cancha pra alimentos que aquentem o coração. Já não hay pelego o suficiente que esquente e o sombreiro já desagua em mangas de tempo feio, surge o tropeiro que toreia o pampa dentro de cada um de nós.
Aos tropeiros é atribuída a invenção do Entreveiro, comida típica serrana que sofrenou as invernias machaças quando estes tauras carregavam mulas até Sorocaba em suas comitivas e voltavam de lá tropeando saudades. Estes homens, que faziam dos arreios as suas vidas e dos corredores e picadas as suas moradas, contadores de luas, sabiam que quanto mais se agranda a alma mais se apequena a estrada. E bastava uma manta de charque, linguiça cortada na faca, pinhões e umas especiarias pra se montar uma bóia campeira que traduzia no estômago os anseios da alma.
Ceva teu mate, aquieta a cambona na trempe e vamos fazer um Entreveiro típico serrano!
Ingredientes
- 1/2kg de carne de gado (a sua escolha)
- 1/2kg de carne de porco
- 300g de linguiça calabresa
- 200g de bacon
- 1kg de pinhões cozidos
- 2 cebolas pequenas
- 6 dentes de alho picados
- 1 pimentão amarelo picado (ou o que você preferir)
- 2 tomates picados e sem semente
- Sal, azeite e pimenta
Como fazer
Primeiro você precisa descascar os pinhões cozidos. É um trabalho chato, mas precisa ser feito. Depois corte eles ao meio ou em pedaços menores caso prefira.
Entreveiro é uma comida que precisa ser preparada com um fogo um tanto quanto forte e numa panela de ferro grande, ou disco, ou até uma Wok média. A idéia de disco/wok é pra você ir colocando pro lado o que já foi refogado e não deixar queimar nada, mas também não perdendo o sabor desse processo.
Então refogue o bacon com um fio de azeite. Depois vá acrescentando as carnes, eu comecei pela carne suína, depois fui para a linguiça e a carne de gado. Temperei com sal e pimenta. Abri espaço na Wok, coloquei as carnes para as laterais e refoguei uma das cebolas picadas, pimentão e alho.
Junte novamente as carnes e termine de refogar tudo. Feito isso, adicione os tomates picados e a outra cebola cortada em tiras. Deixe cozinhando um pouco, o processo é um pouco lento mas compensador.
Por último, acrescente os pinhões, deixe de terminar o cozimento das carnes e sirva com arroz branco!
E tá feito o carreto!
Nossa.. salivei!