4 receitas para aproveitar as sobras de um churrasco

Tão certo quanto não pode ser Pepsi ao invés de Coca-Cola, é que não importa o quanto você mensure, o churrasco sempre sobra. Depois do tempo em que os açougueiros foram substituídos pelas prateleiras de supermercados e as duvidosas carnes embaladas e você não consegue pedir EXATAMENTE um quilo de alcatra; depois que inventaram que abacaxi, tomate e whiskas sachet ficam bons no assado; depois que fizeram a “cerveja que não estufa”; depois começaram a fazer linguicinha de frango, nunca mais um churrasco ficou previsível. E ele nem precisa ser. Aqui no Sul, por exemplo, a sobra do churrasco de domingo é o jantar da segunda-feira e se tiver um tio do “pavê ou pacomê?” presente — e sempre tem, então ele solta “guarda as sobras pro carreteiro! rsrsrs”.

Sobra de maminha: ainda é saboroso
Sobra de maminha: ainda é saboroso

Num mundo onde mais de um bilhão de pessoas passa fome, o MÍNIMO que podemos fazer é não jogar comida que ainda tem condições de ser consumida no lixo. E então separei quatro receitas que você pode fazer pra aproveitar as sobras de um churrasco e começamos exatamente com ele, o arroz de carreteiro:

Arroz de Carreteiro com sobras de churrasco

Este prato à base de guisado de carne seca vem dos tempos das carreteadas (um abraço, Vista Alegre!) onde o charque era a única forma de manter uma carne nas longas viagens e misturado com arroz, algumas especiarias e água fervente, virava um banquete nas panelas pretas de tantos tauras que este xucro ofício desempenharam.

Arroz de Carreteiro
Arroz de Carreteiro

Ingredientes

  • 1/2 kg de sobras de churrasco (carne bovina, suína, ovina e embutidos)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 3 xícaras de arroz
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • Água quente suficiente pra cozinhar o arroz

Como fazer

Dê uma limpada nas carnes que sobraram do churrasco retirando o excesso de sal e refogue na cebola e alho bem picadinhos. Junte em seguida o arroz e deixe dar uma rápida fritada. Então coloque um pouco de água que cubra tudo e tempere com sal e pimenta (experimente antes a carne pra não colocar muito sal, se é que precisará de sal). Vá cobrindo com água já bem quente até que o arroz cozinhe e quase seque (o ponto e cremosidade é por sua conta). No final, jogue salsinha picada por cima.

Arroz de forno

A segunda receita envolve não só as sobras de churrasco, mas também sobras de arroz que possivelmentem tenham acompanhado o seu assado. Além disso, restos de legumes, sobras de queijo e presunto e grãos como milho verde e ervilha também serão apreciados nesse preparo.

Ingredientes

  • Sobras de churrasco
  • Sobras de arroz
  • Sobras de legumes frescos/cozidos
  • Pedaços de queijo, presunto
  • Sobras de milho verde e ervilha
  • 1 pacote de batata palha e outro de queijo ralado
  • 1/2 cebola

Como fazer

Numa panela dê uma refogada rápida nas carnes em meia cebola bem picada com um pouco de azeite. Num refratário coloque uma camada do arroz, depois a carne, os legumes, pedaços de queijo e presunto picados, os grãos e cubra com o restante do arroz. Você pode escolher misturar todos os ingredientes ao invés de camadas, fica a seu critério. Cubra com batata palha e queijo ralado e gratine em fogo médio. Aproveite o prato pra dar aquela boa limpada nas sobras da geladeira!

Sanduíche de Roast Beef (Rosbife) de churrasco

Roast beef geralmente é feito com carne (filé mignon ou lagarto) temperada e assada para servir em finas fatias. Nesse rasteiro conceito, um pedaço de carne assada (e aqui não poderemos usar os grelhados, usaremos as peças de espeto, como a maminha que ilustra o post) pode virar um excelente sanduíche para um lanche.

Sanduíche de Roast Beef
Sanduíche de Roast Beef

Ingredientes

  • 1 pedaço de maminha (serve mignon, alcatra, contra-filé) que sobrou do churrasco
  • 1 cebola pequena cortada em fatias
  • Salsinha picada a gosto
  • Azeite extra-virgem
  • Pão de sua preferência
  • Molho de maionese, mostarda, fatias de queijo são opcionais para acrescentar sabor ao sanduíche.

Como fazer

Numa frigideira bem quente, dê uma refogada na cebola em fatias com o azeite extra-virgem. Quando a cebola começar a branquear, então você coloca as fatias de carne cortadas o mais fino possível. Deixe até a carne ficar bem quente e pegar o molho e então acrescente as salsinhas e desligue. Agora é só colocar dentro do pão junto com algum molho e queijo (opcionais) e ser feliz.

Escondidinho de carne

Este prato de origem africana e muito consumido no Nordeste brasileiro, é tradicionalmente feito com carne seca e mandioca. Algumas receitas, por preferência ou praticidade, falam sobre mistura de mandioca e batata. Mas para usar somente sobras, eu usei apenas batatas nesta receita, mas o purê que cobre o escondidinho fica a seu critério e vontade.

Escondidinho com sobras de churrasco
Escondidinho com sobras de churrasco

Ingredientes

  • 1/2kg de sobras de churrasco picadas
  • 8 batatas
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 200g de queijo mussarela
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta e especiarias a gosto
  • 2 colheres de manteiga
  • Azeite

Como fazer

Cozinhe as batatas já descascadas até que fiquem prontas para o purê. Em paralelo, refogue a cebola bem picadinha no azeite. Acrescente a carne e dê uma refogada. Coloque o tomate e tempere a carne com sal, pimenta e, caso prefira, algumas especiarias como páprica ou um tomilho pra acrescentar mais sabor. Agora coloque um pouco de água e deixe cozinhar até criar um molho.

Com as batatas cozidas faça um purê com a manteiga. Acerte o sal se preciso.

Num refratário, coloque a carne, cubra com fatias de mussarela e espalhe o purê por cima. Polvilhe o parmesão ralado de cobertura e leve ao forno por alguns minutos para gratinar.

E por fim, se você não gostar de nenhum desses pratos, pode só esquentá-lo no microondas. Carne assada pode ser conservada por alguns dias na geladeira se armazenada num recipiente bem vedado. Não desperdice!

22 thoughts on “4 receitas para aproveitar as sobras de um churrasco

    1. Certíssimo. Corte o resto de churrasco em pedaços pequenos. Coloque bacon, alho, cebola e sazon e junte ao feijão cru e cozinhe na panela de pressão td junto. Como a carne e o bacon já são salgados, deixe para acertar o sal no final se precisar.

  1. Outra dica é fazer um caldo de mandioca com carne.. no meu churras sempre sobra linguiça e carne assada e mandioca. Eu pico td bem pequeno. Coloco um cebola picada, refogo td no óleo, um caldo de galinha e água. Deixo ferver bem até da uma consistência de sopa. Fica uma delícia. Sal e pimenta a gosto..

  2. Boa tarde Angela…

    Já coloquei a sobra do churrasco no feijão. Pra quem gosta de charque fica ótimo!!!
    Coloquei para cozinhar junto com o feijão, o cheiro é de dar fomeeee.
    Experimente!

  3. Daniel Becker,vc me salvou;vou fazer essas receitas.Meu marido faz churrasco todo final de semana e não aguento ficar comendo carne de churrasco a semana toda daí chega ,no domingo CHURRASCO novamente.Quando tiver outras receitas me envie por favor.Abraços!!!

  4. Excelente as receitas que vão reaproveitando as sobras e mudando o cardápio. Sempre reaproveito no preparo de pastelão, panquecas, molho p/ macarrão, creme de polentina. Somente variar as especiarias, acrescentar azeitona picada, ou palmito que fica uma delícia.
    Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *