Conhecer a Costa da Lagoa é uma experiência incrível. Senti-me como um turista da minha própria cidade, explorando um lugar desconhecido, muito distante, mas que fica a menos de 30 minutos da minha casa. A Costa da Lagoa é uma região onde o visitante só pode chegar por barco: seja saindo da Ponte da Lagoa da Conceição, seja partindo da Estr. Geral de São João do Rio Vermelho, o caminho mais curto entre um ponto e outro.
O sol e o calor que fizeram no último sábado foram praticamente um convite da natureza a conhecer a gastronomia daquela região, onde os frutos do mar não poderiam deixar de ser as grandes vedetes. Nem mesmo o vento que batia de través fazia os rústicos barcos, denúncia de um sistema de transporte marítimo ainda precário na Ilha de Santa Catarina, largarem seus destinos.
Dos tantos restaurantes que habitam naquele lugar, fui até o Sabor da Costa. Excelente escolha e sugestão da Aline que sabe onde comer bem. O Jajá, proprietário e assador do restaurante, nos recebeu com uma cachaça das buenas, quase que num ritual de batismo, dos que estréiam com um trago largo pra tirar a poeira da goela.
Dica: se você pedir, o Jajá autografa e te dá o copo de barro de recordação.
Por falar em Jajá, não só ele mas todo mundo que atende no Sabor da Costa é bem humorado e faz questão de manter o astral do ambiente pra cima. Entre brincadeiras, piadas e causos, um show à parte da gastronomia é feito ao vivo e sem cobrança de couvert artístico.
Boa mesmo era a comida. Entramos com estes pastéis de Siri. Não preciso dizer que é frito, né? Pastel assado é coisa de quem vai na churrascaria pra comer salada. O recheio muito bem temperado e molhadinho de um siri refogado com ervas e tomate.
O Jajá havia comentado sobre o seu “Caviar”, e antes de pedir o prato principal pedi um segundo petisco: Ovas de tainha defumadas. Este prato consiste num par de ovas de tainha defumadas e assadas na brasa, servidas com limão cravo e, pasmem, melado de cana orgânica.
Resgatei a minha infância, é coisa de manezinho colocar melado na comida salgada. E que combinação. Não precisei de muito esforço pra comer o prato inteiro que, como entrada, serve bem três pessoas.
Para o prato principal, escolhemos o Badejo grelhado. Havia a opção da anchova, mas anchova é coisa de turista. Bom é o badejo, peixe carnudo e saboroso, vizinho da garoupa que vive entocado nas pedras.
Assim como as ovas, foram assados na hora, na nossa frente; pudemos sentir o cheiro daquele peixe assando e atiçando, ainda que com o estômago já bem forrado com as entradas, o paladar que insistia em verter muita saliva.
Acompanha o Badejo grelhado uma porção de arroz branco, pirão de caldo de peixe e batatas fritas. Tudo muito saboroso e cumprimento bem o seu papel.
Além de boa comida e atendimento impecável, dizer que a vista do restaurante é bonita é sacanagem. Nem mesmo o mal humor do dia a dia passa incólume a um restaurante sobre um deck à beira-mar e um dia lindo de sol.
A conta fechou em R$195 para três pessoas, que comeram muito bem e beberam bastante.
Resta o convite: o verão tá chegando, já não faz tanto frio por aqui. Visitar a Costa da Lagoa torna-se obrigação turística. Escolher o Jajá pra te servir o almoço é uma decisão mais que acertada!
Sabor da Costa
- Endereço: Rua Geral da Costa da Lagoa, s/n. Costa da Lagoa. Florianópolis.
- Horário: diariamente para o almoço, exceto em caso de mal tempo que impeça as embarcações de chegarem.
- Telefone: (48) 3335-3070
- Aceita cartões: sim
Que vontade de verão que me deu esse post! Uma sugestão bem legal na Costa é fazer a trilha a pé que vai até lá e acabar em uma dessas delícias de restaurantes. É claro que a volta tem que ser de barco… hehe
Um abraço!
Maria, vi bastante gente no caminho da trilha e depois comentando sobre ela. Mas sinceramente não é minha praia, nem ela e nem o verão dessa cidade. Prefiro só comer em dias amenos hahaha abraço!
Gostei dele cozinhar na frente dos clientes! Sempre vou na Costa… quem sabe na próxima vou neste aí!!!
Boa dica.
Costumo ir ao Cabral, que tem a melhor porção de camarão à milanesa do mundo.
Na próxima, irei ao Sabor da Costa experimentar o Badejo.
Abraço
LUIZ
Eles dão algum remedinho pra pessoa não passar mal durante a viagem?
Não preciso perguntar se dão depois ou se há tempo para digestão, né?
E deixe de ser preconceituoso com a Anchova 😛
Uaaallll!!!
Como só conheci agora o teu site??
ME APAIXONEI PERDIDAMENTE!
Quando crescer que ter um assim…
Brincadeiras a parte…
Adoro o Sabor da Costa, é o melhor!
O melhor ambiente, atendimento, os melhores pratos…
Oi Juliana, curtiu? fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vinda! Abraço!
Daniel, parabéns pelo trabalho. Você foi de carro até a Lagoa? Onde estacionou? Tem um estacionamento perto de onde sai o barquinho?
abs
Oi Rodrigo! Eu fui de carro até o Rio Vermelho. Na estrada Geral, direção norte da Ilha, tem uma placa sinalizando onde entra. Dali saem barcos também, o trajeto é menor que saindo da Lagoa.
Fui lá e aprovei.
E a cachaça é à vontade.
O atendimento é SENSACIONAL.
E a comida… nhammmmmmmmmmmmmm.
Dani,
Seguindo a tua dica, fomos hoje conhecer o Sabor da Costa.
Que passeio fantástico! É tudo exatamente como você descreveu: o lugar maravilhoso, a comida espetacular e o atendimento excelente!
Além da cachaça da recepção, pedimos uma caipira para acompanhar as casquinhas de siri, seguido de um caranha grelhado, pescado pelo próprio Jajá (sabe-se lá se é verdade, mas estava tri bom!)
Muito obrigada pela dica, guri!
Abração!
Que beleza, guria! É espetacular, não é? que bom que gostaram! 🙂