4 receitas para aproveitar as sobras de um churrasco

Tão certo quanto não pode ser Pepsi ao invés de Coca-Cola, é que não importa o quanto você mensure, o churrasco sempre sobra. Depois do tempo em que os açougueiros foram substituídos pelas prateleiras de supermercados e as duvidosas carnes embaladas e você não consegue pedir EXATAMENTE um quilo de alcatra; depois que inventaram que abacaxi, tomate e whiskas sachet ficam bons no assado; depois que fizeram a “cerveja que não estufa”; depois começaram a fazer linguicinha de frango, nunca mais um churrasco ficou previsível. E ele nem precisa ser. Aqui no Sul, por exemplo, a sobra do churrasco de domingo é o jantar da segunda-feira e se tiver um tio do “pavê ou pacomê?” presente — e sempre tem, então ele solta “guarda as sobras pro carreteiro! rsrsrs”.

Sobra de maminha: ainda é saboroso

Sobra de maminha: ainda é saboroso

Num mundo onde mais de um bilhão de pessoas passa fome, o MÍNIMO que podemos fazer é não jogar comida que ainda tem condições de ser consumida no lixo. E então separei quatro receitas que você pode fazer pra aproveitar as sobras de um churrasco e começamos exatamente com ele, o arroz de carreteiro:

Arroz de Carreteiro com sobras de churrasco

Este prato à base de guisado de carne seca vem dos tempos das carreteadas (um abraço, Vista Alegre!) onde o charque era a única forma de manter uma carne nas longas viagens e misturado com arroz, algumas especiarias e água fervente, virava um banquete nas panelas pretas de tantos tauras que este xucro ofício desempenharam.

Arroz de Carreteiro

Arroz de Carreteiro

Ingredientes

  • 1/2 kg de sobras de churrasco (carne bovina, suína, ovina e embutidos)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 3 xícaras de arroz
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • Água quente suficiente pra cozinhar o arroz

Como fazer

Dê uma limpada nas carnes que sobraram do churrasco retirando o excesso de sal e refogue na cebola e alho bem picadinhos. Junte em seguida o arroz e deixe dar uma rápida fritada. Então coloque um pouco de água que cubra tudo e tempere com sal e pimenta (experimente antes a carne pra não colocar muito sal, se é que precisará de sal). Vá cobrindo com água já bem quente até que o arroz cozinhe e quase seque (o ponto e cremosidade é por sua conta). No final, jogue salsinha picada por cima.

Arroz de forno

A segunda receita envolve não só as sobras de churrasco, mas também sobras de arroz que possivelmentem tenham acompanhado o seu assado. Além disso, restos de legumes, sobras de queijo e presunto e grãos como milho verde e ervilha também serão apreciados nesse preparo.

Ingredientes

  • Sobras de churrasco
  • Sobras de arroz
  • Sobras de legumes frescos/cozidos
  • Pedaços de queijo, presunto
  • Sobras de milho verde e ervilha
  • 1 pacote de batata palha e outro de queijo ralado
  • 1/2 cebola

Como fazer

Numa panela dê uma refogada rápida nas carnes em meia cebola bem picada com um pouco de azeite. Num refratário coloque uma camada do arroz, depois a carne, os legumes, pedaços de queijo e presunto picados, os grãos e cubra com o restante do arroz. Você pode escolher misturar todos os ingredientes ao invés de camadas, fica a seu critério. Cubra com batata palha e queijo ralado e gratine em fogo médio. Aproveite o prato pra dar aquela boa limpada nas sobras da geladeira!

Sanduíche de Roast Beef (Rosbife) de churrasco

Roast beef geralmente é feito com carne (filé mignon ou lagarto) temperada e assada para servir em finas fatias. Nesse rasteiro conceito, um pedaço de carne assada (e aqui não poderemos usar os grelhados, usaremos as peças de espeto, como a maminha que ilustra o post) pode virar um excelente sanduíche para um lanche.

Sanduíche de Roast Beef

Sanduíche de Roast Beef

Ingredientes

  • 1 pedaço de maminha (serve mignon, alcatra, contra-filé) que sobrou do churrasco
  • 1 cebola pequena cortada em fatias
  • Salsinha picada a gosto
  • Azeite extra-virgem
  • Pão de sua preferência
  • Molho de maionese, mostarda, fatias de queijo são opcionais para acrescentar sabor ao sanduíche.

Como fazer

Numa frigideira bem quente, dê uma refogada na cebola em fatias com o azeite extra-virgem. Quando a cebola começar a branquear, então você coloca as fatias de carne cortadas o mais fino possível. Deixe até a carne ficar bem quente e pegar o molho e então acrescente as salsinhas e desligue. Agora é só colocar dentro do pão junto com algum molho e queijo (opcionais) e ser feliz.

Escondidinho de carne

Este prato de origem africana e muito consumido no Nordeste brasileiro, é tradicionalmente feito com carne seca e mandioca. Algumas receitas, por preferência ou praticidade, falam sobre mistura de mandioca e batata. Mas para usar somente sobras, eu usei apenas batatas nesta receita, mas o purê que cobre o escondidinho fica a seu critério e vontade.

Escondidinho com sobras de churrasco

Escondidinho com sobras de churrasco

Ingredientes

  • 1/2kg de sobras de churrasco picadas
  • 8 batatas
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 200g de queijo mussarela
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta e especiarias a gosto
  • 2 colheres de manteiga
  • Azeite

Como fazer

Cozinhe as batatas já descascadas até que fiquem prontas para o purê. Em paralelo, refogue a cebola bem picadinha no azeite. Acrescente a carne e dê uma refogada. Coloque o tomate e tempere a carne com sal, pimenta e, caso prefira, algumas especiarias como páprica ou um tomilho pra acrescentar mais sabor. Agora coloque um pouco de água e deixe cozinhar até criar um molho.

Com as batatas cozidas faça um purê com a manteiga. Acerte o sal se preciso.

Num refratário, coloque a carne, cubra com fatias de mussarela e espalhe o purê por cima. Polvilhe o parmesão ralado de cobertura e leve ao forno por alguns minutos para gratinar.

E por fim, se você não gostar de nenhum desses pratos, pode só esquentá-lo no microondas. Carne assada pode ser conservada por alguns dias na geladeira se armazenada num recipiente bem vedado. Não desperdice!

Compartilhe no Facebook

Tags: , , , , ,

Autor:Daniel Becher

Catarinense de nascimento, gaúcho de coração. Aprendiz de churrasqueiro e entusiasta das culinárias regionais.

Subscribe

Assine os feeds, receba por e-mail e nos acompanhe no Twitter e Facebook!

8 Responses to “4 receitas para aproveitar as sobras de um churrasco”

  1. Cicero Lima
    22 de outubro de 2012 at 6:08 pm #

    Muito boa essas receitas!!!! , Fiz a primeira e ficou uma delícia!!!!

  2. Gostei do escondidinho
    12 de março de 2013 at 12:25 pm #

    Muito boas estas receitas de sobras de churrasco otimo

  3. NILD0.
    15 de maio de 2013 at 6:46 pm #

    Arretado essas dicas, agora quando eu for para a praia vou preparar essas receitas pra galera, sobra muita carne.

  4. Catia
    8 de setembro de 2013 at 12:18 pm #

    Muito bom o post e também as idéias para o reaproveitamento dos alimentos, parabéns!!!

  5. Marcela
    16 de dezembro de 2013 at 9:51 am #

    Eita nóis! Hoje tem arroz de forno pro almoço de segunda!! :D

  6. Ângela
    19 de março de 2014 at 10:45 am #

    quero saber se da certo usar sobras de churrasco no feijão tipo feijoada?

  7. Rosemary
    23 de abril de 2014 at 12:50 pm #

    Amei as receitas, muito fáceis de fazer.

Faça um comentário