Café Colonial do Tirolês, comideria no vale do Itajaí

A pequena e pacata cidade de Itapema, até onde eu conheço, e as memórias mais recentes me puxam lá pra 2010, não é uma cidade forte gastronomicamente falando. É uma cidade muito calma nos dias normais do ano e que fervilha no verão com a chegada dos gaúchos, paranaenses e catarinenses vindos do alto vale e do oeste passarem as férias.

cafe-colonial-tiroles-entrada

E é nas margens da rodovia BR 101 que fica o meu lugar preferido pra acariar o estômago e afagar a alma neste pedaço de rincão do vale do rio Itajaí-açú. O Café Colonial do Tirolês é certamente um dos melhores lugares pra se apreciar um bom lanche na região e de beira-de-estrada só tem sua localização geográfica.

O Fritz, proprietário da casa bastante aconchegante e familiar, é quem recebe os visitantes que ali decidem tomar um café colonial todo paramentado com a indumentária germânica, tão cheio de si ostentando a vestimenta e o espírito do colonizador desta região catarinense.

Na minha última visita no Tirolês, juntamente com meus convivas a quem indiquei que viajássemos os 55km de Florianópolis até Itapema para um café-almoço, tentei listar todas as comidas que eram oferecidas, visto que as vezes acabo me esquecendo de um prato ou outro pra citar aqui. Mas é impossível fazer isso no Tirolês. É muita comida.

cafe-colonial-tiroles-geleias

A brincadeira começa na primeira recepção à mesa onde você recebe dois pratos com vários ramecãs de geléias, mel, melado, patês, nata e manteiga, juntamente com torradas de pão-de-forma feitas na hora, quentinhas, para abrir os trabalhos.

Com elas, vêm também uma jarra de café e outra de leite, e você ainda pode aceitar um suco de uva ou laranja, ou quem ainda ainda um chocolate gelado. Prefere chá? Também tem, vários sabores, tudo feito na hora.

Torradas experimentadas, e agora?

Agora, meu amigo, prepara o estômago que o negócio é forte.

cafe-colonial-tiroles-salsichao

Um buffet espera por você com quatrocentos e cinquenta e dois mil tipos de comidas típicas alemãs ou abrasileiradas diferentes. Salsichão vermelho, branco e apimentado, ovos mexidos, chucrute, uns 12 tipos diferentes de pães, 8 tipos de queijos dos mais variados, fiambres de toda a sorte passando por salames, torresmo, morcilha, presuntos, mortadelas, lombo defumado, copa, etc.

cafe-colonial-tiroles-frios

Acha que acabou? Não, não. Ainda tem dois tipos de tortas frias diferentes (cenoura e atum ou pepino e frango), legumes picados, caponata, pão de queijo, salgadinhos fritos, salgados empanados, molhos…

cafe-colonial-tiroles-sobremesas

Cansou dos salgados? Sem problemas, na parte de doces pelo menos mais uns 30 tipos diferentes, entre eles o strudel de banana, o apfelstrudel (strudel de maçã), 10 tipos de bolos secos ou com coberturas, outros 6 tipos de tortas com versões normais e light, sobremesas como pavês e pudins, além de bolachinhas para acompanhar o café.

cafe-colonial-tiroles-doces

Todas as comidas muito bem preparadas pela cozinha da própria casa que a todo momento confere se está tudo fresco e se o buffet está completo, não deixando faltar nada caso você queira repetir, o que pode ser feito quantas vezes julgar necessário e sentir vontade.

O atendimento também é de primeira. Fomos atendidos pelo garçom Aldo, um cara muito gente boa que a todo momento checava se queríamos algo diferente, se poderia nos ofereceber uma bebida ou trazer mais café, e quando precisava limpava nossa mesa com os restos mortais dessa comideria toda.

É um daqueles lugares pra você chegar com completa parcimônia e ir degustando um pouquinho de casa coisa, sentindo cada sabor, sem ansiedade porque você NÃO VAI conseguir experimentar TUDO de qualquer forma, mas tentando conhecer cada pedacinho do que a família do Fritz tem pra oferecer.

cafe-colonial-tiroles-emporio

Na saída, ainda pode dar uma passada no mini-empório junto ao caixa onde pode levar pra casa algumas bebidas, pães, cucas, bolos, geléias e outras iguarias.

O preço é mais que justo: R$38 por pessoa com o buffet livre e bebidas como o café e leite, sucos, chás e chocolate gelado inclusos. Nem mais, nem menos, nem 10%, o que teria sido bastante justo.

Se você está de passagem no litoral norte da 101 ou mesmo está por perto e quer um passeio diferente naquele domingão ao invés de ficar em casa vendo o Faustão, vá conhecer o Tirolês, sie hallo! e seja feliz, de barriguinha cheia.

Café Colonial do Tirolês

  • Endereço: Rodovia Governador Mário Covas – BR-101, KM 143. Ilhota. Itapema, SC.
  • Telefone: (47) 3368-2556
  • Horário: de quarta à segunda, ads 9h às 21h.
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: sim

10 thoughts on “Café Colonial do Tirolês, comideria no vale do Itajaí

  1. Não é só pela salsicha não…. isso me repele. Mas provei os itens do café colonial e não achei nada de muito gostoso. Somente “bom”. Mas, eu sou a única pessoa que conheço que não gosta desse café colonial…

    1. vish! sim, lá não tem nada de extraordinário, mas achei tudo gostoso. Bom e gostoso hehehe até porque você tem setenta mil pratos dificilmente vai fazer algo que NOSSA QUE SUPIMPA. Mas é isso, tens algum café colonial massa pra me indiciar aqui nas redondezas? agora to no clima de café 😛

  2. Olha Aline, concordo com vc. Já parei algumas vezes lá no Café do Tirolez e não gostei de nada. Na última vez eu e minha irmã pedimos sanduiches, eles conseguiram misturar o q cada uma pediu e criar duas versões bizarras que não dava pra comer. E os bolos acho totalmente secos e sem sabor. Sei lá, eu não gostei e não volto mais lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *