Alimentação/ Geral

Comendo urtigas

Dizem que a fome é o melhor tempero mas creio que podemos dizer que uma pitada de emoção harmoniza muito bem com qualquer prato. Quando digo emoção não estou falando de memórias evocadas por pratos que marcaram a vida. Mas daquela de sentir o lábio amortecendo ou de pensar que se o cozinheiro não souber o que está fazendo você pode morrer. Isso muda tudo e faz com que uma refeição se torne uma experiência. Há alguns dias fui convidada a conhecer um local que havia iniciado um festival de pizzas. Havia cerca de 6 sabores principais sendo que, em um deles, um dos ingredientes era desconhecido por todos por conta do nome. Apesar disso, ela tinha queijo de cabra – e eu resisto à tudo nessa vida, menos queijo de cabra. Logo, não tive dúvidas e escolhi sem saber o que viria. Papo vai, papo vem, qual não foi minha surpresa ao receber a pizza e me deparar com… urtiga! Sim, eu sabia que era possível comer urtigas, já havia lido sobre isso, mas nunca tinha encontrado um lugar que servisse. E então lá estava uma linda pizza, cheia de folhas com pelinhos me esperando. Embora o “conjunto da obra” seja uma delícia, o sabor da urtiga sozinha não é muito marcante. E não, não queima a boca.

pizza urtiga

A substância que faz a urtiga queimar é o ácido fórmico, assim chamado pois a primeira vez que foi isolado ocorreu após a destilação do corpo de uma formiga. É por causa da injeção de ácido fórmico que sentimos dor quando somos picados por abelhas e formigas. Uma vez que o ácido fórmico é sensível ao calor, quando as folhas de urtiga são cozidas ou assadas ele perde seu efeito e, assim, torna-se seguro comê-las.

Stinging-Nettle-Photos

 

Do ponto de vista nutricional, a urtiga é rica em vitaminas A, C, D, ferro, potássio e cálcio, além de ser boa fonte de proteínas. Outro fato interessante sobre a urtiga é que, apesar de ter esse efeito de coceira, ela também pode ser usada para tratar alergias, principalmente rinite. As raízes podem ser usadas tanto quanto as folhas secas. Talvez isso também tenha feito eu gostar tanto da pizza, já que estava no meio de uma crise alérgica…

You Might Also Like

Nenhum comentário

Comente